Qualidade de vida: a importância de manter corpo e mente saudáveis
Qualidade de vida é algo que todos ambicionamos ter. Caracteriza-se por um conjunto de fatores pessoais e objetivos conquistados que nos fazem sentir realizados e com um bem-estar geral, quer a nível pessoal ou profissional. Para ter uma verdadeira qualidade de vida é preciso, em alguns casos, adotar novos hábitos. Por vezes, são pequenas alterações, mas de grande importância.
Alimentação saudável, saúde e bem-estar
Para conseguirmos ter uma boa qualidade de vida, é necessário que a nossa saúde seja uma prioridade. De nada adianta termos uma boa vida profissional e financeira se não estivermos com a saúde em dia. Para isso, muito contribui uma alimentação equilibrada e rica em produtos de origem natural, que são normalmente mais saudáveis. Esta é a chave para manter afastada qualquer doença. Contudo, ter uma dieta alimentar variada e saudável requer, em alguns casos, algum esforço para alterar hábitos. Depois dessas práticas estarem integradas no seu dia-a-dia, tudo se torna mais fácil. No entanto, sugerimos sempre que, antes de alterar rotinas alimentares, consulte um nutricionista para verificar as suas necessidades físicas e elaborar um plano de alimentação adequado às suas preferências.
Ainda para o ajudar nesta questão, deixamos aqui algumas sugestões de boas práticas a seguir:
Manter-se hidratado
Deve beber cerca de 8 copos de água por dia. Se não gostar de água simples, misture com limão ou aromatize com outras frutas. Pode também beber chás frios ou quentes, com sabores variados. O importante é aumentar o consumo diário de água. Bebidas com açúcar devem ser evitadas.
Alimente-se, pelo menos, de 3 em 3 horas de modo a fazer cerca de 5 refeições leves diariamente.
Se quiser fazer dieta, consulte sempre um nutricionista. Não deve fazer nada que não seja adequado a si e às suas necessidades físicas.
Evite o consumo de açúcar, sal e álcool. Reduza ou retire o tabaco.
Qualidade de vida rima com exercício físico
Os exercícios físicos são grandes aliados para obter uma boa qualidade de vida. Sempre que possível, deve consultar um profissional de educação física para lhe indicar quais os exercícios mais adequados para si e como os pode fazer corretamente. As atividades físicas ajudam a relaxar e favorecem a manutenção de um peso adequado, promovendo a saúde e o bem-estar físico e mental.
No caso dos mais idosos, a prática de atividades físicas moderadas é essencial, uma vez que potenciam a força, a resistência, o equilíbrio e a flexibilidade, capacidades que vão diminuindo com o passar dos anos. É também uma atividade que permite alguma interação social, o que só é benéfico para a qualidade de vida desta faixa etária.
Mente sã em corpo são
O bem-estar psicológico e físico é essencial para todos os aspetos da nossa vida e acaba por refletir-se no nosso quotidiano. Lembre-se sempre que ter corpo são, requer prevenção também. Além dos cuidados com a alimentação é necessário estar, igualmente, atento à saúde física, fazendo exames regulares. Consulte, para isso, o seu médico especialista.
Relativamente a manter uma mente sã, por difícil que pareça, tente conseguir atingir um estado mental de stress reduzido, faça um esforço para relaxar e ver os aspetos positivos em cada situação. Se não conseguir os seus objetivos no imediato, não fique frustrado nem ansioso. Conseguirá, mais tarde.
Evite ainda conflitos com outros, entenda que não somos todos iguais, nem reagimos todos da mesma maneira. Coloque-se também no lugar da outra pessoa.
Cuide da sua mente, aposte no seu bem-estar
Há um conjunto de práticas que, aplicadas diariamente, ajudam a manter a mente sã e, consequentemente, o corpo são. Tente seguir algumas destas sugestões no seu dia-a-dia e verá como a sua qualidade de vida, no geral, irá melhorar:
Escolha um hobby ou algo que goste muito de fazer e dedique algumas horas ou minutos por dia a essa atividade. Ao fazer algo que gosta, irá sentir-se mais relaxado e libertar a tensão.
Veja um filme em casa, uma série, vá ao cinema ou ouça músicas da sua preferência. Faça algo que lhe permita esquecer as situações de stress que vivenciou durante o dia.
Conviva com amigos e familiares. Tente até conhecer novas pessoas, se possível. Estes momentos de socialização com outras pessoas de que gosta, acabam por lhe trazer boas sensações, logo sentir-se-á melhor também.
Atualize-se
Mantenha sempre os seus conhecimentos o mais atualizados possível. Será bom para si dedicar-se a isso, uma vez que é um estímulo mental, e será também uma vantagem a nível profissional.
Faça voluntariado. Ajudar os outros pode ser vantajoso para si e para o seu bem-estar. Por outro, lado, pode também beneficiar com a partilha de experiências e aquisição de novos conhecimentos que essas situações lhe proporcionam.
É mais fácil falar do que fazer, toda a gente sabe. Contudo, não deixa de ser verdade que é mais simples ter qualidade de vida do que parece, a dificuldade está mesmo em nós. Muitas vezes fazemos tudo o que podemos para alcançá-la, outras nem sequer pensamos nisso. Mude a postura que tem na vida, adquira novas práticas do dia-a-dia, seja melhor pessoa e reconquiste a sua qualidade de vida. Tem aqui sugestões que o incentivam a começar a mudar. Corra atrás, agarre a sua vida e seja feliz!
Foto: Pixabay
DEIXE O SEU COMENTÁRIO