A importância do sol para a saúde
Para muitas pessoas, o verão é sinônimo de passar horas tomando sol em praias, piscinas e até mesmo em casa para garantir um belo bronzeado. Outras, entretanto, preferem ficar na sombra e evitam a exposição solar ao máximo. O mais indicado, nesse assunto, é não abusar nem ficar sem, já que a falta de sol pode gerar problemas de saúde e até alterações no humor.
Tomar sol, moderadamente, ajuda a pele a produzir a vitamina D, encontrada em pouca quantidade nos alimentos e responsável pela absorção do cálcio em nosso organismo. O cálcio é fundamental para a saúde dos ossos, já que evita o desgaste e enfraquecimento que podem gerar a osteoporose.
Para conseguir a dose necessária de Vitamina D nem é necessário tomar sol por muito tempo, basta uma exposição de 10 a 20 minutos, três vezes por semana (de preferência antes das 10h ou depois das 16h). Muitas vezes, uma simples caminhada pelo bairro já é suficiente para conseguir as doses recomendadas de vitamina.
Para bebês e idosos, a exposição ao sol deve fazer parte da rotina, com o cuidados especiais para evitar queimaduras ou irritações nas peles sensíveis. Nos bebês, a falta de vitamina D pode provocar o raquitismo, doença que afeta o crescimento dos ossos. Já nos idosos, o banho de sol pode ajudar a evitar a osteoporose.
Além dos benefícios para a saúde, pesquisas indicam que a exposição ao sol pode influenciar até no humor. Países com baixa incidência solar, com invernos rigorosos, costumam apresentar um maior número de pessoas deprimidas. Já países tropicais, como o Brasil, normalmente têm populações que interagem mais e aproveitam o clima para passeios ao ar livre. Seja pela saúde ou para garantir o bronzeado, aproveitar o Sol (com moderação) tem muitos benefícios.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO