Você sabe o que é dislipidemia?

Apesar do nome complicado, dislipidemia refere-se ao aumento de lipídios (gorduras) no sangue, normalmente decorrente do colesterol e dos triglicerídeos. Primeiramente, é preciso entender que tanto o colesterol quanto o triglicerídeo não são sinônimos de problemas de saúde, já que ambos fazem parte do organismo e são fundamentais para a boa manutenção do organismo. O colesterol, fabricado pelo fígado, tem a importante função de constituir membranas nas células e é carregado pelo sangue. Já os triglicerídeos armazenam gordura dentro do corpo e liberam quando necessário. Os problemas de saúde só começam quando as taxas dessas gorduras estão acima do normal.

Normalmente, a má alimentação é o principal fator para o aumento desses níveis. Fumo, alcoolismo, obesidade, sedentarismo e diabetes são outros fatores frequentes. Além disso, engana-se quem pensa que pessoas magras e com bom preparo físico não precisam se preocupar com colesterol e triglicerídeos, já que há casos em que fatores genéticos são determinantes.

Para evitar surpresas na taxa dessas gorduras, algumas medidas são indicadas, como atividade física regular e alimentação balanceada. Evite frituras e gordura hidrogenada. O leite integral pode ser substituído pelo desnatado, assim como os queijos gordos podem dar espaço para queijos frescos e ricota. Alimentos embutidos (salames, salsicha, linguiça) e carnes com gordura devem ser substituídos por peixes, aves (sem pele) e carnes magras. Para beber, opte por sucos naturais, chá gelado ou um refrigerante dietético. Na hora da sobremesa, deixe de lado os doces confeitados, com alto teor de gordura, e dê preferência para frutas.

Mesmo com a alimentação saudável, a recomendação médica é que se realize um exame de sangue periodicamente, principalmente quando há casos de dislipidemia na família. Esperar por sintomas pode ser arriscado, já que normalmente o colesterol alto não dá avisos e começa a entupir as veias e artérias. Quando a caixa torácica começa a doer, a situação já pode estar muito séria. Quando o assunto é saúde, prevenir nunca é demais.

*Para mais esclarecimentos sobre a dieta balanceada e os efeitos do colesterol no organismo, procure um nutricionista ou endocrinologista.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>