Atividades físicas só nos fins de semana podem prejudar a saúde

Eles passam a semana inteira sem se exercitar e nos fins de semana querem apresentar desempenhos dignos de atletas profissionais. Os ‘atletas de fins de semana’ devem ficar bem alertas para o riscos das atividades físicas intensas, sem a preparação necessária. Além dos problemas mais comuns como lesão, fraturas, contusão e luxação, há o risco até de uma arritmia – alteração dos batimentos cardíacos – e ocasionar um infarte.

A primeira orientação dos especialistas é, obviamente, não deixar para se exercitar apenas um dia por semana. Com exercícios aeróbicos, como andar, nadar e pular corda, é possível conseguir um preparo físico para atividades mais intensas. A orientação é se exercitar três vezes por semana, no mínimo meia hora por dia, para gradualmente deixar o corpo mais preparado.

Se o problema para não fazer exercícios for a falta de tempo, a sugestão é evitar o futebol ou a academia nos fins de semana e apostar em exercícios mais leves, como caminhadas, por exemplo. Esses momentos devem ser para relaxar, não para compensar a falta de exercícios durante a semana. Não queria fazer em dois dias o que você poderia ter feito durante toda semana.

Outra questão importante é que nos fins de semana muitos abusam da combinação “churrasco + bebidas + futebol com amigos”. Exercícios físicos durante a digestão podem causar congestão, uma vez que o fluxo do sangue que estava concentrado no processo é utilizado em outras funções. Já o abuso de bebidas alcóolicas prejudica a coordenação motora e não oferece a hidratação que o organismo precisa.

É importante ressaltar que antes de qualquer atividade física a pessoa deve passar por uma avaliação médica. Alguns exames simples podem determinar o esporte mais indicado para cada sexo, idade, estilo de vida e peso. Atividade física faz bem à saúde, desde que orientada e sem exageros.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>