Frutas devem fazer parte de uma alimentação saudável
Está mais do que provado que as frutas devem fazer parte de uma alimentação saudável. Elas fazem bem para saúde, têm fibras que ajudam na digestão dos alimentos, contém diferentes vitaminas e são indicadas para quem quer perder peso, por saciarem a fome entre as refeições e substituirem os doces confeitados nas sobremesas. De acordo com os especialistas, para manter a saúde em dia é preciso consumir cerca de cinco porções de frutas diariamente.
Na prática, entretanto, o consumo de frutas pode ser bem menor que o desejado. Com a rotina acelerada e refeições rápidas, as frutas acabam ficando fora da alimentação de muitas pessoas. Se privar do consumo de frutas pode ser bem prejudicial à saúde, com problemas de digestão, sonolência, dor muscular, anemia e falta de nutrientes e minerais importantes.
Se você acha que esse papo de ‘alimentação saúdavel’ é besteira ou exagero, o recente caso da jovem Stacey Irvine é um exemplo (radical) de como a alimentação influência na saúde: a jovem britânica foi internada com inchaços e uma parada respiratória causada pela falta de nutrientes. Há mais de 15 anos ela só come nuggets de frango e batata frita nas refeições e diz nunca ter comido uma fruta.
Esse exemplo é bem atípico (e exagerado), mas quantas vezes deixamos de consumir frutas para comer doces e sobremesas confeitadas? Principalmente para quem come fora de casa ou não tem muito tempo para ficar em supermercados escolhendo frutas frescas, elas acabam de fora do cardápio.
A melhor maneira de consumir mais frutas no dia-a-dia é utilizá-las como lanches entre as refeições, no café da manhã e como sobremesa, já que algumas frutas (como o abacaxi) ajudam na digestão. Se você não é muito fã de frutas, uma dica é consumir regularmente as que você mais gosta e tentar experimentar variações, com iogurte e granola, por exemplo. Apesar de não substituírem as frutas, os sucos naturais podem ser outra opção para quem não tem tempo ou oportunidade de comer as cinco porções de frutas indicadas. Abuse das frutas e mantenha a saúde em dia!
DEIXE O SEU COMENTÁRIO