Aparelhos Eletrônicos podem provocar tendinite

Se você só relaciona a tendinite com uma doença reumática, com idosos fazendo fisioterapia, é bom ficar alerta: com o uso frequente de computadores e aparelhos eletrônicos sem orientação, a tendinite também está aparecendo em crianças e adolescentes. Além das dores, quando não tratada, a tendinite pode prejudicar as articulações e a movimentação.

Os tendões são fibras agrupadas entre os músculos e ossos, presentes nas articulações e com função de facilitar os movimentos. Quando há grandes esforços ou movimentos repetitivos (como digitar no teclado do computador ou tocar um instrumento musical), os tendões são sobrecarregados e podem inflamar, causando a tendinite. A má alimentação também é um fator que colabora com esse quadro. Geralmente, músicos e atletas desenvolvem a tendinite com o tempo, já que repetem os movimentos com frequência e por muitas horas seguidas.

As crianças e adolescentes que passam entre duas a três horas por dia jogando videogames ou usando aparelhos eletrônicos (como celulares e computadores), podem desenvolver essa inflamação. Geralmente, a dor começa nos pulsos, mãos ou cotovelos. Para evitar esse problema, especialistas indicam que os responsáveis devem controlar as horas que as crianças e adolescentes jogam, sugerindo pausas e outras atividades de hora em hora. Além disso, observe se a criança usa esses aparelhos em ambientes confortáveis, que permitam uma postura correta. No computador, atenção para o teclado (inclinado e com apoio para as mãos) e na altura da tela, que deve se adequar a criança.

Se a criança já se queixar de dores nas articulações e mãos, a primeira medida é interromper o movimento repetitivo e procurar um pediatra que poderá diagnosticas e aconselhar o melhor tratamento para cada paciente (anti-inflamatórios, massagem, fisioterapia, etc). Evite a automedicação, especialmente nesse caso, já que o problema quando não tratado pode resultar em dores ainda mais inten
sas e até intervenções cirúrgicas.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>