Ergonomia – Detalhes que fazem a diferença

Ergonomia é o estudo das relações entre o homem e o seu ambiente de trabalho.  Para promover a qualidade de vida e o conforto no dia-a-dia,  é preciso que algumas medidas, como a altura de sua cadeira, por exemplo, estejam adequadas,  além de uma postura correta tanto sentado como em pé.

Uma boa ergonomia, com uma estação de trabalho bem adequada, pode aumentar a sua produtividade, além de evitar dores, desconforto, fadiga e até mesmo lesões por esforço repetitivo e  acidentes de trabalho.

Para promover a saúde do colaborador, ou a sua, é preciso primeiro verificar as características da própria pessoa, como altura, peso, idade ou sexo.  Esse estudo muitas vezes é feito levando em consideração as medidas médias nacionais. Na fabricação de um carro, por exemplo, não é possível criar um painel para cada motorista,  mas as medidas de um carro produzido na Alemanha provavelmente serão um pouco diferentes das medidas de um carro brasileiro. O mesmo princípio é aplicado a máquinas e móveis.

Mas não é preciso trocar todos os móveis e equipamentos da empresa para promover uma boa ergonomia, a observação de alguns detalhes pode melhorar muito a satisfação no trabalho:

Monitor – Mantenha a tela afastada de 45 a 70 cm dos seus olhos. Você deve ser capaz de olhar a linha de cima do da imagem do monitor com o pescoço reto, sem precisar olhar para cima ou para baixo.

Cadeira e pés – A cadeira deve estar em uma altura que permita que ambos os pés fiquem bem apoiados no chão. Se isso não for possível coloque um apoio para os pés. Se você passa muito tempo sentado, é imprescindível um bom apoio para as costas.

Cotovelos em ângulo reto – Para digitar ou usar o mouse, os braços devem estar apoiados em um descanço na cadeira ou mesa, formando um ângulo de 90 graus entre o antebraço e o braço. O punho também deve estar apoiado, sem incliná-lo para cima.

Iluminação, ruídos e temperatura – Muitas vezes esquecidos não considerados como fatores para o bem-estar no ambiente de trabalho, são detalhes muito importantes! Procure cuidar para que haja um bom isolamento ou absorção dos ruídos, fornecer equipamentos de proteção auditiva onde haja necessidade, consultar um profissional para verificar se a iluminação é suficiente nos ambientes e quando possível, oferecer ar condicionado aos profissionais.

Observando a ergonomia no ambiente de trabalho é possível um ótimo ganho de produtividade e saúde dentro da empresa. Pense nisso!

A imagem que ilustra o post de hoje é de Joe Loong

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>