Dia do Nutricionista – veja os mitos sobre alimentação

No dia 30 de agosto comemora-se o dia do nutricionista. O nutricionista é um profissional graduado em nutrição que estuda as propriedades dos alimentos e a elaboração de dietas saudáveis. Para celebrar essa data, é importante lembrarmos a importância de uma alimentação saudável e esclarecer alguns mitos!

- Líquidos nas refeições

Muitos já ouviram aquela afirmação de que beber líquidos durante as refeições atrapalha a digestão. Na verdade, o recomendado é manter a moderação e não beber mais de 200ml, especialmente de bebidas com gás, para não dar uma sensação de desconforto e dilatar o estômago. O indicado é beber água durante o dia, para ajudar no metabolismo e manter o corpo hidratado.

 - Dietas

Para uma dieta ser eficaz é necessário que se alimente frequentemente, em pequenas quantidades. Ficar em jejum, especialmente durante a noite, não deve ser uma opção, já que o metabolismo fica mais lento e prejudica o emagrecimento. Em uma alimentação saudável, recomenda-se manter entre cinco e seis refeições diárias, para não ficar com muita fome entre uma e outra.

- Carne Vermelha faz mal?

Essa dúvida gera opiniões bem adversas, mas na realidade, o consumo moderado de carne vermelha não faz mal à saúde, já que o alimento é uma fonte de proteínas e ferro, importante no combate da anemia. O consumo exagerado, entretanto, pode trazer consequências mais graves, como problemas renais, problemas cardiovasculares e aumento nas taxas de colesterol. O consumo de carne vermelha em excesso também está relacionado com alguns tipos de câncer. Além disso, sempre opte por carnes magras, que não contenham aquela camada de gordura animal, prejudicial.

- Adultos não devem beber leite?

Muitas pessoas param de beber leite quando atingem a maturidade, mas de acordo com os nutricionistas, o leite não deve ser excluído das dietas, pois o alimento é uma fonte de cálcio, proteínas e nutrientes que previnem a osteoporose e ajudam no sistema imunológico. Para as pessoas que apresentam intolerância a lactose ou que não querem consumir o alimento, é necessário manter uma alimentação muito balanceada para conseguir suprir o nutrientes que não serão absorvidos com o leite.

- Alimentos integrais podem ser consumidos sem preocupação?

Esse é problema frequente em quem começa a fazer dieta: consumir alimentos integrais sem se preocupar com a quantidade. Esse tipo de alimento, muitas vezes, possui as mesmas calorias que os refinados, mas são preferíveis por conterem mais fibras. As fibras presentes nesses alimentos ajudam o hábito intestinal, evitando até doenças intestinais e na perda de peso, já que oferecem maior saciedade.

- Devemos variar os alimentos?

Outro erro comum em que faz dieta é não variar os pratos. É importante manter uma rotina alimentar bem variada para conseguir diferentes nutrientes através dos alimentos. Até aqueles que mantem uma alimentação só com verduras e legumes devem ficar atentos para não terem uma qualidade nutricional prejudicada.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>