Café – inimigo ou aliado da saúde?

Logo ao acordar, depois do almoço, durante as reuniões de trabalho ou no meio da tarde, beber café faz parte do dia a dia de diversas pessoas. Seja para aumentar a disposição ou pelo sabor único da bebida, muitos não dispensam uma xícara, a qualquer hora. Assunto ainda em debate, o café sempre foi considerado um grande vilão da vida saudável, com riscos para quem tem gastrite, provocando alterações no sono e até taquicardia. Novas pesquisas, entretanto, revelaram que a bebida pode trazer benefícios, quando consumida com moderação.

O café é obtido a partir do grão torrado e moído, com infusão da água quente. Com diferentes variações, sabores e misturas, o café é a bebida mais consumida mundialmente, quente ou gelado. No Brasil, grande produtor desse grão, o café participou da história do país, tornando o estado de São Paulo um dos mais ricos no início do século XX e permitindo a política conhecida como “café com leite”. Com toda essa tradição, beber café se tornou um hábito muito comum por aqui, até um momento de socialização.

As atuais pesquisas indicam que beber café com moderação, entre duas a três xícaras por dia, pode trazer benefícios como aumentar a resistência e servir como um estimulante, diminuindo a sonolência. Além disso, o café tem propriedades antioxidantes, combate os radicais livres e protege o corpo. Porém, vale o alerta que a cafeína também pode causar abstinência em algumas pessoas, sendo necessário diminuir o consumo da bebida progressivamente. Quando consumido em excesso, o café ainda pode atrapalhar a absorção do cálcio, prejudicando o desenvolvimento de ossos e dentes.

Outro hábito que não deve ser frequente é beber café logo após as refeições, especialmente no jantar, já que a cafeína pode atrapalhar na absorção de nutrientes importantes, como o ferro. Colocar muito açúcar, cremes ou acompanhamentos, tornam a bebida calórica, especialmente se consumida com frequência. Com moderação, é possível aproveitar todo o sabor e benefícios que o café pode trazer!

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>