Fim do ano: momento de repensar a carreira!

Muitas vezes, o ano passa tão rápido que não há momentos de reflexão ou planejamento. O fim de ano, mesmo com tantos compromissos pessoais e profissionais, é um bom momento para refletir sobre a carreira e aproveitar as contratações temporárias para mudar de área ou começar a trabalhar. Antes de qualquer mudança, entretanto, é necessário planejar!

O primeiro passo é avaliar, com sinceridade e maturidade, sua situação atual: sente-se realizado na atividade que exerce? Atingiu os objetivos propostos para 2012? Se a situação não está confortável, é necessário encontrar o motivo dessa desmotivação, que pode ser a remuneração, o ambiente de trabalho ruim, falta de perspectivas ou, simplesmente, um esgotamento com o cargo ou empresa. Encontrar os reais motivos da insatisfação será indispensável para não mudar de emprego e continuar sentindo-se mal. Muitas vezes, o salário nem é o fator decisivo nessa mudança, já que uma pesquisa indicou que os trabalhadores brasileiros se importam mais com reconhecimento profissional e plano de carreira.

Depois de avaliar os problemas, é o momento de começar a planejar como resolve-los. Isso não significa pedir demissão ou sair distribuindo currículos para todos os cantos! É importante conversar com colegas, familiares e até com os superiores em busca de conselhos e, quem sabe, melhores oportunidades. Se deseja mudar de área, por exemplo, comece a procurar os cursos de qualificação que poderão deixar o currículo mais atrativo para o segmento desejado. Além disso, mantenha sempre uma rede de contatos bem atualizada, que poderão te oferecer boas oportunidades de trabalho.

Essa época do fim do ano também pode ser uma oportunidade de começar ou voltar a trabalhar, com as vagas temporárias oferecidas nessa época. Mesmo que não seja na área desejada, pode ser uma oportunidade de conseguir um dinheiro extra, além de ser uma forma de entrar no mercado de trabalho e estar em contato com novas oportunidades. O importante é aproveitar esse fim de ano para planejar os rumos que sua carreira tomará no futuro, mesmo que isso implique uma mudança radical.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>