Ajuste o Relógio Biológico!

Sair da cama de manhã é difícil, o sono não passa durante o dia até que, inexplicavelmente, você sente-se disposto durante a noite? O oposto também é possível, com a disposição durante a manhã e o cansaço extremo durante a tarde. Exceto nos casos em que há problemas em dormir, essas características podem representar o perfil matutino ou vespertino, próprio de cada pessoa, de acordo com o relógio biológico. Para não ter problemas, é indicado respeitar o próprio ritmo!

O ‘relógio biológico’ é controlado pelo hipotálamo anterior e regula os processos do organismo durante o período de um dia, como sentir fome na hora das refeições, ter sono durante a noite e até a liberação de hormônios e a eliminação das toxinas do organismo. O principal fator de ativação do relógio biológico é a luz, que nos faz acordar de manhã e sentir sono no escuro, por exemplo. Quando viaja-se para um novo fuso horário ou há horário de verão, o relógio biológico pode levar alguns dias para se adaptar a nova rotina. Ao longo da vida, esses horários vão se alterando, o que explica o motivo de crianças e adolescentes dormirem mais que um adulto.

O relógio biológico também ajuda a explicar o motivo de algumas pessoas se sentirem mais dispostas em determinados horários. É possível ter um perfil mais diurno, vespertino ou adaptável (o mais frequente). Dessa forma, pessoas diurna têm o auge do desempenho durante a manhã, enquanto as vespertinas preferem marcar compromissos no fim da tarde. Algumas empresas, inclusive, estão adotando a flexibilidade de horários para conseguir explorar o máximo do potencial de seus colaboradores, com a possibilidade de definir os horários de entrada e saída de acordo com as necessidades de cada um.

Quando não respeitado, o relógio biológico desregulado pode provocar insônia, fadiga, problemas de alimentação e até prejuízos posteriores. Dessa forma, é indispensável organizar a agenda e  respeitar os horários de sono, alimentação e até de lazer. Uma dica para ajudar a regular o relógio biológico é a prática de exercícios físicos, atividades ao ar livre e aproveitar a luz natural para iluminação, quando possível. Além disso, evite mudar muito a rotina nos finais de semana, que poderá resultar em uma alteração no ritmo e começar a semana ainda mais cansado. Para conseguir regular e aproveitar seu potencial, faça o teste sobre o seu relógio biológico: acesse! 

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>