Gordinhos, mas saudáveis!

Está na mídia, programas de TV, revistas, entrevistas com nutricionistas: estar acima do peso é considerado uma afronta à vida saudável, um atestado que a pessoa está doente, com várias complicações de saúde. Todos já até conhecem os efeitos que a obesidade pode causar, especialmente em uma época com o predomínio de alimentos industrializados, que transformaram o sobrepeso em uma preocupação global. Todavia, recentes pesquisas têm mostrado que ser magro não é sinônimo de saúde e que estar alguns quilinhos acima do peso não representa, necessariamente, um risco para a saúde.

Um estudo americano analisou a saúde e hábitos de cerca de 43 mil pessoas, que variavam de sobrepeso, ‘normais’ e até obesos, por mais de 15 anos. Os resultados dos testes de colesterol, pressão arterial e condicionamento físico provou que uma pessoa considerada “sobrepeso” pelo IMC (Indíce de Massa Corporal) poderia ter melhores resultados nos testes, especialmente se ela mantiver uma rotina de exercícios e a alimentação balanceada. De acordo com a pesquisa, a aparência enxuta não é sinônimo de saúde.

Engana-se quem pensa que pessoas com o peso em dia não precisam se preocupar com a prática de exercícios, alimentação e testes regulares, especialmente se algum sintoma for percebido. Problemas de coleterol, diabetes e até pressão arterial não são exclusividades das pessoas acima do peso, apesar de parecerem. Especialmente pessoas quem costumam consumir frituras, embutidos, refrigerantes e alimentos industrializados, mesmo que mantenham o peso em dia, devem ficar mais alertas.

De acordo com essas novas pesquisas, mais importante que manter um corpo aparentemente  magro é investir em hábitos saudáveis, independente do peso. A prática de exercícios, mesmo que seja uma caminhada diária, deve ser estimulada das crianças aos idosos. Além disso, especialistas indicam que o IMC não deve ser considerado como o único método para avaliação da saúde, já que diversos fatores poderão determinar se uma pessoa está com sobrepeso e qual a consequência que isso poderá trazer para sua saúde. O mais importante é cuidar de si, independente do peso!

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>