Dia 12 de Novembro é Dia Mundial de Combate à Pneumonia

Muitos não sabem, mais a pneumonia é um processo infeccioso dos pulmões que leva à inflamação dos alvéolos, parte do corpo responsável pela renovação do oxigênio no sangue.

Sintomas da pneumonia

Dentre os sintomas da pneumonia o mais frequente é a febre alta, fraqueza e mal-estar, dependendo do tipo de pneumonia pode ser transmitida por bactéria ou por vírus causando também calafrios, tosse, dor no ouvido e na garganta, além de olhos lacrimejantes. Vale salientar, que grande parte das pessoas descobrem a doença por conta da febre alta, fraqueza e mal-estar, já a pneumonia bacteriana causada por bactéria, além desses sinais há calafrios, dor torácica e tosse forte, com muito catarro.

Não podemos deixar de mencionar, que quando uma pessoa está com pneumonia os pulmões se enchem de pus, muco entre outros líquidos, e não conseguem funcionar, o esforço realizado pela pessoa leva a mesma ao cansaço. Devido a isso, a infecção pode se espalhar pelo corpo, e como muitos já sabem a pneumonia pode causar até a morte.

Tipos de pneumonias

Até onde se sabe, existem três tipos de pneumonias: a  lombar, que é quando uma parte do pulmão é afetada de maneira uniforme, a Broncopneumonia que é quando afeta os dois pulmões de maneira salpicada, a Pneumonia adquirida no hospital que geralmente é causada por germes, e é a responsável pelos maiores índices de mortalidade em geral. E outra é a infecção em ambos os pulmões, que é chamada de pneumonia dupla.

Como tratar e prevenir a pneumonia  

Os médicos recomendam que se faça exercícios de respiração profunda e a terapia para eliminar as secreções são úteis na prevenção da pneumonia em pessoas com alto risco, como as que foram submetidas a uma intervenção ao tórax e aquelas que estão debilitadas. Quem sofre de pneumonia também tem necessidade de expelir as secreções.

Muitas vezes, os indivíduos que não estão muito doentes podem tomar antibióticos por via oral e permanecer em casa.  As pessoas de idade avançada e as que têm dispnéia ou uma doença cardíaca ou pulmonar preexistente habitualmente são hospitalizadas e tratadas com antibióticos por via endovenosa. Também podem necessitar de oxigênio, de líquidos endovenosos e de ventilação mecânica. A pessoa que tenham contraído síndrome respiratória Aguda Severa deve levar em consideração as seguintes precauções como o isolamento de até 10 dias depois do fim do relatório de febre e sintomas respiratórios. As pessoas que entrarem em contato com um doente devem lavar as mãos com frequência e usar a base de álcool loções, deve considerar o uso de luvas descartáveis.

As pessoas afetadas por esta doença devem usar uma máscara cirúrgica durante o contacto íntimo com pessoas que não estão infectados, também deve cobrir a boca e o nariz quando tossir ou espirrar, não compartilhar objetos pessoais, tais como talheres, pratos, copos, toalhas e roupa de qualquer tipo.

 Fonte: Site Mundo das Tribos

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>