Dia Nacional de Combate ao Câncer

Criado em 1988 pelo Ministério da Saúde, o Dia Nacional de Combate ao Câncer – 27 de novembro – tem como objetivo conscientizar a população sobre a doença, o tratamento e mostrar que a prevenção é a principal arma na luta contra o câncer, que representa a segunda maior causa de mortes no Brasil, perdendo apenas para as mortes por AVC, Acidente Vascular Cerebral.

No início deste ano o Inca, Instituto Nacional de Câncer, apresentou uma estimativa para o surgimento de cerca de 52.680 casos de câncer da mama, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres no país. Com relação ao câncer da próstata, em 2012, foram registrados 60.180 novos casos entre os brasileiros. Esses são os tipos de câncer que mais atingem as mulheres e os homens, respectivamente.

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças, com a característica comum de crescimento desordenado de células (de vários tipos), que invadem tecidos e órgãos de todo o organismo. Dividindo-se de forma rápida e desordenada, estas células tendem a ser muito agressivas e difíceis de ser controladas, determinando a formação de tumores malignos, que podem se espalhar para outras regiões do corpo. O câncer pode afetar pessoas de todas as idades, mas o risco para a maioria dos tipos de câncer aumenta com o passar da idade, ele é o causador de cerca de 13% de todas as mortes no mundo, sendo os cânceres de pulmão, estômago, fígado, cólon e mama os que mais matam.

A luta contra a doença começa com a prevenção associada ao diagnóstico precoce. Dentre os principais desafios, está a necessidade de se passar a informação de forma adequada para que as pessoas reduzam e até eliminem fatores de risco e educar a população para a detecção da doença o quanto antes.

A detecção precoce é o principal passo no caminho da cura da doença. Procurar fazer exames preventivos e periódicos é também muito importante. Para alguns tipos de câncer, como o de mama, colo do útero, próstata e intestino grosso, a realização de exames preventivos periodicamente a partir de certa idade, diminui o risco de morte pela doença.

 

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>