Aproveite ao máximo a consulta com seu médico

O tempo de consulta é limitado, mas ainda assim você poderá oferecer ao médico informações importantes para o processo de diagnóstico e tratamento.

Veja algumas sugestões para ajudá-lo a tirar o máximo proveito de sua próxima consulta médica.

Prepare-se para a consulta com antecedência:

Anote antecipadamente em um papel todas as perguntas que você quer fazer ao médico. Anote também todos os sintomas que você estiver sentindo. É muito comum sair de uma consulta sem ter discutido o motivo principal que o levou até ela. Quanto mais informações você oferecer ao médico, mais fácil será para ele compreender o que está errado com você e identificar como tratá-lo. No dia da consulta, tenha papel e caneta para tomar notas do que achar importante.

Leve alguém com você:

Algumas pessoas preferem levar um amigo ou parente nas consultas. A companhia de alguém com quem você se sinta confortável serve não apenas para acalmá-lo, mas também para ajudá-lo a lembrar-se das perguntas importantes e das recomendações dadas pelo médico. Se você quiser falar com o médico em particular, você pode pedir que seu acompanhante aguarde na sala de espera. Estar acompanhado é particularmente importante quando você estiver se sentindo indisposto ou tiver que se submeter a algum tipo de exame que possa de alguma forma deixá-lo debilitado.

Leve o histórico médico de sua família:

Essas informações são importantes, já que muitas doenças são hereditárias. Para não ficar em dúvida na hora da consulta, anote os problemas de saúde diagnosticados em seus familiares, casos de câncer na família, causa da morte de parentes próximos, etc. Você verá que essas informações serão solicitadas frequentemente por médicos de diferentes especialidades.

Não se esqueça de levar os resultados dos exames anteriores:

Comparar os resultados dos exames atuais aos resultados obtidos em exames anteriores, o médico poderá avaliar a evolução de seu estado geral de saúde e ajustar o tratamento conforme necessário.

Discuta todos os aspectos de sua saúde durante a consulta:

Não se intimide pelo jeito impaciente do médico. Se não entender o que o médico está lhe dizendo, peça que explique novamente.  Peça que use palavras diferentes ou que faça um desenho para que você entenda melhor. Aproveite para usar o bloquinho de notas que você levou e anote tudo o que ele disser de importante.

Discuta hábitos ou estilos de vida que possam ser prejudiciais à sua saúde:

A natureza confidencial da relação entre médico e paciente oferece uma zona de segurança para você conversar sobre hábitos ou comportamentos potencialmente perigosos, tais como uso de cigarro ou álcool, hábitos alimentares, abuso de medicamentos, desordens sexuais. Embora esses sejam tópicos delicados, todos têm um impacto significativo sobre a saúde e o bem estar do paciente e devem ser levados ao conhecimento do médico durante a consulta.

Discuta sua dieta alimentar:

Não dá para prevenir doenças e atingir um alto nível de saúde e bem estar sem considerar um programa saudável de alimentação. Informe seu médico sobre seus hábitos alimentares. Se ele achar necessário, agende uma consulta com uma nutricionista para determinar a dieta que melhor atenda suas necessidades.

Discuta seu nível de condicionamento físico:

Os benefícios da prática regular de exercícios físicos já foram exaustivamente comprovados, mas antes de iniciar um programa por conta própria, converse com o seu médico. Conhecendo seu estado de saúde e eventuais limitações à prática de exercícios, ele poderá recomendar um programa de condicionamento físico adequado ou, se for o caso, encaminhá-lo a um especialista para uma avaliação mais profunda e detalhada.

Inclua aspectos de saúde mental em sua consulta:

Existem fortes evidências científicas de que o estresse, a ansiedade e a depressão têm efeitos significativos sobre o bem estar físico. Aproveite a consulta para conversar com seu médico sobre os fatores de estresse que fazem parte de seu dia a dia (problemas profissionais, familiares, financeiros, preocupação com familiares doentes ou idosos, etc.), incluindo quaisquer outros sintomas de ansiedade, irritabilidade, tensão ou depressão que tenha observado.

Avalie seu padrão de sono:

Uma noite de sono repousante é fundamental para o seu bem estar. Informe seu médico sobre qualquer irregularidade que você, seu cônjuge ou outros membros da família tenham observado durante seus períodos de sono. Exemplos comuns são sono constantemente interrompido, perda da respiração por curtos períodos de tempo, ronco, sonolência durante o dia, insônia, acordar várias vezes durante a noite para urinar, movimentos involuntários das pernas, etc. Alguns desses sintomas podem indicar outros problemas médicos a serem investigados.

Informe seu médico sobre os medicamentos que estiver tomando:

Apesar do propósito dos remédios e das vitaminas serem prevenir ou tratar doenças, alguns podem ter efeitos colaterais em algumas pessoas, sob determinadas circunstâncias. Faça uma lista com o nome dos medicamentos, dosagem, posologia (quantidade e horários em que você está tomando os medicamentos). Inclua todos os remédios, mesmo os prescritos por profissionais de outra especialidade, já que o médico deve avaliar qualquer risco de interação medicamentosa. Inclua também quaisquer vitaminas, remédios homeopáticos e chás ou infusões que estiver tomando com regularidade.

Não tenha medo de fazer perguntas:

Algumas perguntas importantes para as quais você precisa obter resposta antes de sair do consultório.
O que eu tenho?
Quais são minhas opções de tratamento?
Quais os benefícios e os riscos de cada alternativa de tratamento?
Quais podem ser os efeitos colaterais do tratamento?
Qual tratamento é o mais recomendado para o meu caso?
Que remédios eu vou tomar e por quanto tempo?
Como o remédio atua? Quais são os possíveis efeitos colaterais?
O que eu devo fazer nesse caso?
Existe uma versão genérica desse medicamento?
Existe alguma interação medicamentosa com os remédios que eu já estou tomando?
Será necessário evitar algum tipo de comida, bebida ou atividade durante o tratamento?
Quando devo voltar para uma nova consulta?

Mantenha um arquivo atualizado de seu histórico médico:

Guarde com você os resultados de exames e laudos médicos, ou peça uma cópia a seu médico ou ao laboratório. Faça o mesmo com as receitas médicas prescritas pelos diversos especialistas. Inclua o nome, endereço completo e telefone dos médicos consultados sobre as várias especialidades. Aproveite e anote as datas das últimas consultas. Mantendo tudo organizado em um único lugar, você poderá controlar melhor sua própria saúde.

Construir um relacionamento bem sucedido com seu médico requer tempo e esforço. Quando houver algum problema ou dúvida sua saúde ou tratamento, converse com ele de forma franca. Afinal, se você não puder confiar no julgamento e na capacidade de seu médico, talvez seja hora de buscar outro profissional para cuidar de sua saúde.

Site: Futuro Sob Medica

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>