A importância da ginástica laboral

A ginástica laboral é uma série de exercícios realizados no ambiente de trabalho. Geralmente realizada em grupo, com todos os membros da empresa ou equipe, deve sempre ser orientada por um profissional qualificado, como um fisioterapeuta ou educador físico.

As atividades, que duram de 10 a 20 minutos,  podem ser aeróbicas ou não, e incluem alongamentos específicos para aliviar as tensões causadas pelo  esforço específico do tipo de atividade dos colaboradores.

Os benefícios para a empresa e para o colaborador incluem:

  • Melhoria da integração entre os funcionários no ambiente de trabalho;
  • Melhoria do ânimo e disposição para o trabalho;
  • Melhora na produtividade e foco dos colaboradores
  • Estímulo a prática de esportes e atividades físicas também fora da empresa;
  • Diminuição de acidentes de trabalho;

Além disso, a ginástica laboral tem papel ativo na prevenção de doenças relacionadas ao esforço repetitivo (LER – Lesões por Esforços Repetitivos ou DORT – Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).

Para manter os colaboradores interessados nos exercícios, que podem se tornar repetitivos com o tempo, os responsáveis podem promover também uma série de outras atividades como torneios esportivos, recreação e palestras sobre saúde.

A imagem que ilustra nosso post de hoje é de habeebee.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>