Os benefícios do Pilates para a saúde
Depois de uma infância com a saúde debilitada, Josef Pilates desenvolveu um método de exercícios que seria seguido por diversas pessoas ao redor do mundo, com a promessa de melhorar o condicionamento físico e trazer benefícios para a saúde. O Pilates se tornou uma verdadeira mania, especialmente depois que as celebridades começaram a divulgá-lo como uma forma de esculpir o corpo e relaxar.
Josef Pilates nasceu na Alemanha em 1880 e sofreu na infância com a saúde muito frágil. Pilates cresceu interessado por esportes e exercícios que pudessem deixar seu corpo mais fortalecido e saudável. Na Inglaterra, onde praticou boxe, auxiliou nos hospitais de guerra, ensinando exercícios que ajudavam na recuperação dos pacientes. Já em Nova York, na década de 20, Pilates intensificou os estudos e a criação de aparelhos junto com a esposa e enfermeira, desenvolvendo o método Pilates e atraindo seguidores. Morreu aos 87 anos, em decorrência de um incêndio acidental.
Inicialmente, o pilates ganhou a adesão especialmente dos bailarinos e artistas que a utilizavam para aumentar a resistência à lesões e aumentar a flexibilidade. A popularização, entretanto, aconteceu no fim dos anos 90 e começo dos anos 00, com praticantes famosos como Madonna, Jennifer Aniston e Julia Roberts. No Brasil, Luiza Brunet, Paula Toller e Daniela Mercury são algumas das celebridades que divulgam os benefícios do Pilates para a forma física e evitar dos efeitos da idade.
Ainda hoje, muitos acreditam que o pilates e a yoga são iguais, um erro muito comum. Os objetivos são bem diferentes, já que o pilates tem um foco maior no desenvolvimento de uma musculatura fortalecida. Porém, diferente de um treino de musculação, o pilates não visa a hipertrofia muscular, mas o alongamento dos músculos através de movimentos calculados. Além disso, há uma correção de postura, redução nos riscos de lesões musculares, alívio de algumas dores e um trabalho de reeducação respiratória, favorecendo a saúde.
Outro erro muito comum é acreditar que o pilates é uma prática exclusivamente feminina. Para os homens, o pilates pode oferecer um equílibrio corporal, com uma postura mais correta e aumento na força, inclusive para aqueles que já praticam outros esportes ou frequentam academias. Entre os atores que adotaram o pilates para tonificar o corpo, temos Marcos Palmeira, Carmo Dalla Vechia e o internacional Brad Pitt. Até o jogador David Beckham viu melhoras na flexibilidade e no condicionamento físico depois de começar a praticar.
O método tem cada vez mais adeptos pela possibilidade de adaptações do treino para as necessidades e condicionamento de cada pessoa. As aulas são ministradas em grupos pequenos, que possibilitam o melhor controle e correções dos movimentos. O Pilates é indicado para homens e mulheres, sem restrições de idades e envolve também uma mudança de hábitos para melhorar a saúde. “Hábitos incorretos são responsáveis pela maioria de nossas doenças, se não por todas elas”, dizia Josef Pilates.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO