Como lidar com a fofoca no ambiente de trabalho?

Tudo pode começar com aquele comentário corriqueiro na hora do café, que é reforçado no almoço, se torna tema do happy hour, até que, em pouco tempo, todos estão comentando e espalhando o boato pelos corredores. “Você ficou sabendo da última novidade?”, pode ter aquele efeito do “telefone sem fio”. A fofoca faz parte do dia a dia e pode até ser sem segundas intenções. Entretanto, alguns boatos podem ser bem prejudiciais, tanto para a vítima quanto para o fofoqueiro: uma pesquisa mostrou que grande parte das demissões foram causadas por comportamentos inadequados, como fofocar.

Normalmente, as empresas buscam um ambiente de cooperação, respeito e produtividade. Na prática, porém, o convívio entre pessoas tão diferentes pode apresentar alguns contratempos, especialmente quando a prática da fofoca é frequente nos corredores. Com as novas tecnologias, em que muitos expõem opiniões e detalhes da vida pessoal, uma postagem pode ser suficiente para gerar comentários entre os colegas.

Lidar com fofoqueiros no trabalho não é fácil. Geralmente, são profissionais que não estão satisfeitos com a posição, atividade ou remuneração e desejam mudanças, nem que para isso tenham que prejudicar outros colegas. São pessoas que têm necessidade de autoafirmação e conquistar “aliados”, para que se sentir mais influente. A situação fica ainda pior quando os fofoqueiros são valorizados pelos superiores, distribuindo boatos como o “jornal da diretoria”, em busca de privilégios ou melhores posições.

A melhor forma de lidar com essas situações é tentar escapar das intrigas e mostrar-se muito seguro. Não adianta sofrer calado ou tentar jogar no campo do inimigo, fofocando ou brigando com os outros. Demonstrar descontrole emocional só dará mais força aos boatos e invalidará seus argumentos. Se é vítima de uma fofoca, a melhor saída é ser sincero e esclarecer a situação de maneira direta e sem inventar histórias. Essa postura deve ser adotada por toda empresa, já que quanto mais repressor e nebuloso for o local, mais as pessoas sentirão motivação em espalhar histórias.

É importante evitar as fofocas, mas sem soar antipático. Além disso, ficar por fora das novidades também não te ajudará dentro da empresa, já que algumas fofocas podem apresentar até um aspecto positivo.  Quando um boato se torna muito frequente, pode ser uma verdade, especialmente sobre rotina do trabalho ou uma demissão, por exemplo. Dessa forma, você poderá se preparar e não ser pego de surpresa.

Para acabar com as fofocas, explore o marketing pessoal, destaque as conquistas profissionais e mantenha boas relações com as outras pessoas do trabalho. Dessa maneira, mesmo que surjam comentários sobre você, eles não ganharão força. Além disso, se você é vítima frequente de fofocas e comentários, talvez seja necessário uma mudança de postura, dentro do trabalhoe até com os comentários e postagens na internet. O importante é não deixar que a fofocas tornem a rotina de trabalho cansativa ou desinteressante, mantendo o equilíbrio em busca dos melhores resultados.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>