Como manter a forma no inverno?

Se sair das cobertas é difícil, ir até a academia ou dar uma caminhada parece ainda mais complicado durante o inverno. Além disso, muitos aproveitam essa estação para abusar um pouco mais das comidas com molhos, cremes, doces e chocolates. Depois, chegam no verão com aqueles quilinhos indesejados e correm contra o tempo para voltar ao peso ideal. O inverno, entretanto, não precisa ser o grande vilão da dieta e vida saudável.

Alguns especialistas, inclusive, aconselham começar as práticas esportivas no inverno, já que o corpo tenta manter a temperatura constante e aumenta o metabolismo para queimar mais calorias. Além disso, não sofremos com o calor excessivo do verão, que causa indisposição.

É importante também tomar cuidado com as roupas de treino nessa estação. Evite nylon ou casacos de lã que esquentam o corpo e não deixam a transpiração evaporar. Para ficar bem protegido do vento e do frio, um moletom ou roupa específica para ginástica são as melhores opções para caminhadas e práticas esportivas ao ar livre.

Além da rotina de exercícios, manter a alimentação balanceada e saudável é necessário, mesmo no inverno. Nessa estação, as pessoas costumam sentir mais fome (para manter o corpo aquecido) e consomem alimentos muito calóricos. É importante se alimentar bem, mas sem excessos ou pouca variedade de alimentos, com o predomínio dos carboidratos.  É até possível substituir algumas opções calóricas: troque o chocolate quente pelo chá, os caldos com creme de leite por sopas de legumes e as massas e pães por opções integrais. Além disso, não deixe de consumir frutas, verduras e legumes, mesmo que cozidos.

Antes de começar qualquer atividade física ou dieta, é importante ressaltar a necessidade de seguir as orientações médicas, checar se a saúde está em dia e gradativamente aumentar o ritmo dos exercícios, para evitar lesões ou problemas de saúde mais graves.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>