Como organizar o tempo?

Trabalho, reunião, mensagens, email, twitter, olhar as atualizações no facebook, trânsito… quando vemos o dia já terminou e não deu tempo de fazer muita coisa que era prevista. Com as novas tecnologias, ao mesmo tempo que conseguimos resolver muitos problemas rapidamente por “clicks”, também há a exigência de estar sempre conectado e correr contra o tempo para dar conta de toda demanda. Saber organizar os compromissos e ter o tempo como aliado podem ser diferenciais no mercado de trabalho.

No livro Perca tempo – é no lento que a vida acontece, Ciro Marcondes Filho aponta que a preocupação com o relógio é algo relativamente recente. De acordo com o autor, entre os séculos IV e XV, a sociedade era rural, e as horas e minutos tinham pouca importância, já que o que regia as ações e relações de trabalho eram os semestres ou estações do ano, épocas de colheita ou plantio. Quando o homem passa a cronometrar o tempo, na era industrial, com definições de minutos e segundos, há uma preocupação com a duração de cada atividade e altera-se a rotina das pessoas.

Para não viver com medo do “tic-tac”, organizar os compromissos é indispensável. Existem até consultores especializados nesse assunto, que ajudam os clientes a organizarem a rotina da melhor forma possível, para que todas as atividades sejam realizadas. Entre as principais dicas, eles apontam que é indispensável estabelecer prioridades, separar atividades complexas em vários dias e ter foco em uma ação de cada vez. Acrescente um tempo reserva entre os compromissos, caso surja algum imprevisto. Além disso, é importante separar um tempo para o lazer, especialmente nos fins de semana. Se você é daqueles que checam os emails e redes sociais sem parar, os consultores indicam que a melhor maneira de não se distrair é só entrar nesses sites depois de terminar uma tarefa.

Uma dica importante é não tratar a agenda como uma camisa de força, com horários imutáveis: imprevistos acontecem e você precisará lidar com eles. É importante lembrar que somos responsáveis na condução do tempo. E você? Anda com medo do tic-tac ou vai transformar o relógio em um aliado?

 

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>