Como ser mais criativo no trabalho?

Quem já está ou quer entrar no mercado de trabalho sabe que uma palavrinha aparece em todos os cantos, do anúncio de uma vaga até na reunião com clientes: “criatividade”. Ultimamente, ser criativo é uma necessidade no mercado, já que boas ideias podem render muito, tanto financeiramente quanto na mídia. No anseio de ser criativo, procura-se alguma referência, lembrança, leitura de artigos e até uma pesquisada no Google, mas nenhuma ideia genial aparece. A boa notícia é que, provavelmente, a culpa nem é sua: a criatividade, muitas vezes, é mal interpretada e bloqueada durante a infância. A má notícia é que não existem métodos, pílulas ou receitas para se tornar instantaneamente criativo. Algumas dicas, entretanto, podem melhorar a situação.

Antes de ser criativo é importante definir o que é criatividade para você. Criatividade, para a maior parte das pessoas, envolve criação, pensar de uma maneira diferente. Pessoas criativas têm percepção de uma situação e conseguem formas inovadoras de melhorá-la. Lembre as pessoas que você considera criativas e perceba como elas são diferentes, especiais. Não foque-se apenas em artistas, arquitetos ou comunicadores, há muita criatividade em diversas coisas, em diferentes áreas e profissionais.

Essa vontade de buscar algo novo é inata no ser humano, tanto que pesquisas indicam que 98% das crianças de até cinco anos são muito criativas. Quer tirar a prova? Peça para alguma delas contar uma história e divirta-se com a falta de coerência e situações absurdas que elas inventarão. Porém, conforme vão crescendo, a convivência nas escolas e dentro de casa impõem padrões a serem seguidos e parte do potencial criativo acaba bloqueado. Como consequência, apenas 2% dos adultos mantém a criatividade da infância.

Antes de dizer para o chefe que a falta de boas ideias é fruto da repressão na infância, tente algumas dicas. Primeiro: analise o que está bom e o que precisa melhorar na rotina de trabalho. Tire um tempo para solucionar problemas, pensar maneiras mais fáceis de se fazer a mesma coisa, uma forma diferente de atingir os mesmos resultados. Anote todas as ideias que tiver e achar pertinente, pode ser em um caderninho ou até mesmo no celular, o importante é não perder os pensamentos que surgem espontaneamente. Não tenha medo de opinar ou sugerir sobre suas atividades. Além disso, fique de olho nas pessoas que você considera criativas dentro do ambiente de trabalho, peça opinião delas, veja como trabalham e expõem as ideias.

É importante salientar que a criatividade é muito boa, mas deve estar atrelada com as ações realizadas pela empresa. Não adiantará querer reinventar a roda se suas propostas não têm relação com as atividades desempenhadas no ambiente de trabalho. Utilize o potencial criativo para facilitar o dia a dia e trazer resultados reais, com fundamento. Além disso, vá com calma: não são todas as empresas e funções que permitem uma sugestão mais ousada. Saber como e quando opinar é muito importante. Mesmo que não sejam aceitas, não desista de suas ideias ou fique desmotivado.

Para ser criativo no ambiente de trabalho, faz muita diferença manter momentos de lazer e descontração fora do expediente, conversar com diferentes pessoas, procurar estar atualizado nos assuntos do momento e ter um repertório cultural bem variado. É preciso saber um pouquinho de tudo e fugir daquele papo de “só gosto de determinados gêneros de filme… nunca vou ouvir aquela música… jamais lerei sobre esse assunto”. Expandir conhecimentos te dará uma visão mais ampla, com novas referências para lidar com as situações.

Acima de tudo, saiba que há muita criatividade acumulada em você, basta se esforçar e querer, realmente, mudar as coisas. Muitas vezes, suas ideias não serão bem aceitas ou podem até falhar, mas é o preço para começar a ser cada vez mais criativo.

Textos de referência:

Mulher Portuguesa

RH.com.br

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>