Conheça os benefícios do chocolate e aproveite a Páscoa!

A cada ano surgem novos tipos de ovos de páscoa, ainda mais irresistíveis. São tantas combinações, tamanhos e recheios, que fica difícil não comer um pouquinho a mais nessa época do ano. Na semana seguinte, porém, vem aquela culpa por ter abusado e a dúvida do que fazer com os ovos que sobraram. A boa notícia é que quando consumido com moderação, o chocolate não é um vilão da dieta e traz benefícios para a saúde.

A vontade de comer mais e mais chocolate nem é totalmente descontrole ou gula, já que o alimento libera serotonina, hormônio responsável pela sensação de relaxamento, prazer e bem-estar no cérebro. Além disso, chocolate tem cafeína e feniletilamina, que induzem o consumo frequente. Viciados em chocolate? Existem! Em alguns casos, os chocólatras precisam até de ajuda profissional para se livrarem do vício.

Podemos até aliviar a culpa dos chocólatras, já que o chocolate é antioxidante e preserva a saúde das células. Além disso, é possível reduzir os níveis de colesterol ruim, proteger o coração, prevenir o envelhecimento e melhorar o humor com o alimento. Parece perfeito, não é? Delicioso e com benefícios para saúde! Só existe um grande problema: a quantidade consumida.

Por ser calórico, rico em gordura e açúcar, deve-se tomar cuidado e ingerir pequenas porções diárias (30 gramas). Se sobrar chocolate da páscoa é preferível comer um pouquinho a cada dia do que querer consumir tudo de uma vez. Outra dica é evitar comer chocolate antes de ir dormir, já que não haverá queima calórica e o alimento se transformará em gordura.

O chocolate branco também deve ser evitado, já que nem é reconhecido por alguns especialistas, por ser formado, basicamente, por manteiga de cacau e açúcar. Apesar de não ser muito popular no Brasil (onde o chocolate ao leite predomina), uma sugestão é dar preferência aos chocolates com mais cacau e menos açúcar, o meio amargo, que oferece mais benefícios para a saúde.

Aproveite a páscoa e lembre-se: moderação, sempre que possível!

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>