Dançar é um ótimo remédio!

Muitas pessoas não se entusiasmam em passar horas dentro das academias ou não têm o hábito e organização para praticar esportes frequentemente. Como consequência, acabam sedentárias, sem nenhuma prática esportiva e os benefícios oferecidos à saúde, como perda de peso e melhoria da respiração e circulação. Se você faz parte do time que não gosta de esportes ou treinos puxados e repetitivos, pode encontrar os mesmos benefícios na dança!

A dança é uma forma de expressão baseada na movimentação do corpo com ritmo e precisão. Pinturas rupestres já demonstram que a dança e a música já faziam parte dos festejos e rituais em diversas culturas, desde a Antiguidade. Ao longo da história, a dança esteve presente em diferentes eventos e adotou características distintas, dependendo da época ou da cultura local. As danças, como as músicas, fazem parte da cultura popular de um país ou região, como, por exemplo, o samba é uma dança brasileira, enquanto o tango é popular na Argentina.

Mesmo que você seja daqueles que passaram a vida inteira dizendo que não sabe dançar, é possível começar a aproveitar os benefícios da dança, independente da idade ou de nunca ter aprendido algum passo. Entrar em uma aula de dança não tem o objetivo de formar um profissional ou dançarino exímio, mas ter um momento de relaxamento e exercitar o corpo.

Dançar faz bem para a saúde, já que coordena os movimentos, organiza e fortalece os músculos, além de estimular o aquecimento e alongamento, possibilitando uma maior flexibilidade e postura correta. Além dos benefícios físicos, a dança pode aumentar a autoestima e ajudar a pessoa a vencer preconceitos, ao estimular o maior convívio social e possibilidade de lazer. Inclusive, uma recente pesquisa da universidade de Stanford registrou que a única atividade física que diminuía consideravelmente as chances de problemas emocionais, como depressão ou angústia, era a dança.

Antes de começar a dar seus passos no salão de dança, algumas medidas devem ser tomadas. Primeiramente, é necessário procurar escolas e locais que mantém boa reputação e ofereçam instrutores preparados, que poderão ensinar dentro das limitações de cada um. Além disso, se há problemas de articulações ou lesões, é indispensável a orientação médica e sempre respeitar os limites do próprio corpo. A dança deve ser prazerosa, com o total conforto pessoal e físico. De crianças à idosos, todos podem aproveitar as maravilhas que a dança oferece!

 

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>