Dia do Psicólogo: 27 de Agosto

Ao lidarem com as emoções, pensamentos e comportamentos, os psicólogos auxiliam a ultrapassar barreiras e dificuldades que enfrentamos e, muitas vezes, não conseguimos encontrar as respostas sozinhos. No dia do psicólogo, 27 de agosto, é importante ressaltar a importância desse profissional e quebrar alguns preconceitos e dúvidas sobre essa atividade.

Os primeiros estudos do comportamento começaram na Grécia Antiga, com a análise da mente e relação com o físico. Já no século XX, o austríaco Sigmund Freud e o alemão Carl Gustav Jung apresentam um avanço em pesquisas e teorias nessa área, se tornando alguns dos mais famosos estudiosos dessa área.

Por muito tempo, a imagem do psicólogo ficou associada ao tratamento de pessoas com graves distúrbios mentais. Atualmente, entretanto, esse preconceito deve ser quebrado e estabelecer essa profissão como um auxílio para dificuldades internas, seja para crianças, adultos ou idosos.

É importante, também, diferenciar psicólogos de psiquiatras. O psiquiatra é um médico que opta pela especialização nessa área, com o objetivo de tratar doenças mentais, inclusive com a prescrição de medicamentos e tratamentos. Já o psicólogo não é médico, mas um profiss
ional com curso superior em psicologia. As profissões não são iguais e, muitas vezes, o tratamento do paciente conta com a atuação das duas.

Para mais informações sobre essa profissão, acesse: portalpsico

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>