Dietas radicais podem ter resultados passageiros

Feriados, festas, encontros com amigos e família são sinônimos de comilança e aquela sensação de ter exagerado um pouquinho? Depois, na tentativa de compensar a saída da rotina, muitos optam por dietas restritivas, que prometem verdadeiros milagres em pouco tempo. Além de colocarem a saúde em risco, essas dietas são difíceis de serem mantidas e, muitas vezes, a pessoa volta a comer mais que antes, engordando novamente.

Dieta da Lua, do Jejum, das Folhas, da Sopa: todas restritivas e que exigem um grande sacrifício para serem mantidas. Os resultados, normalmente, são realmente animadores, com perda de peso em pouco tempo, entretanto, por restringirem a alimentação, elas podem prejudicar a saúde ou provocar a falta de determinadas vitaminas ou nutrientes. Além disso, utilizá-las para compensar uma saída da rotina, como uma festa ou data comemorativa, pode ser ilusão, já que dietas radicais fazem o corpo perder massa magra e líquidos no lugar de gordura.

Para manter o peso estável, o ideal é ter uma alimentação saudável e bem balanceada, que pode até ter resultados mais demorados, mas possibilita uma maior variedade de alimentos e não coloca a saúde em risco. Os segredos da boa alimentação todos já sabem: escolha alimentos de diferentes grupos (carboidratos, proteínas, leguminosas, frutas), coma moderadamente, não pule refeições (para não sentir muita fome) e evite alimentos gordurosos durante a noite. Exercícios físicos também são aliados importantes para quem quer perder peso e manter a saúde.

Dentro de uma rotina saudável é até possível, de vez em quando, abrir algumas exceções e aproveitar uma festa ou comemoração sem culpa ou neuras. Além disso, para o sucesso de uma dieta é necessário aprender a comer e não banir os alimentos. Se há preferência por doce ou massas, por exemplo, não é necessário retirá-los para sempre do cardápio, mas aprender a comer em quantidades moderadas e, principalmente, descobrir novas combinações menos calóricas (pão integral no lugar do francês, por exemplo).  Alguns alimentos considerados inimigos da dieta, como o chocolate, podem até fazer bem para saúde se consumidos em uma quantidade moderada.

Para saber mais sobre alimentação balanceada e como perder peso de forma saudável, um nutricionista ou endocrinologista devem ser procurados.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>