Fique atento ao peso das mochilas

Fevereiro é época de volta às aulas, um momento para prestar muita atenção no material escolar das crianças, e é claro, nas mochilas.

O ideal é que a criança jamais carregue mais do que 10% de seu peso. Por isso você pode deixar o seu filho escolher a mochila, mas evite aquelas muito pesadas ou com penduricalhos, que com certeza acrescentarão ao total final.

Veja também com a escola e com seu filho qual material é realmente necessário levar a cada dia, evitando que a criança fique “passeando” com os livros. Há inclusive leis regulamentando o assunto nos estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul e nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro.

Se for necessário, há também as mochilas com rodinhas, que aliviam a pressão nas costas, mas que também exigem atenção, principalmente no caso da escola possuir escadas por onde os alunos deverão carregar as bolsas nas costas.

Outras orientações em relação à postura devem ser observadas:

  • Procure colocar os objetos mais pesados sempre na abertura principal, mais próximo às costas da criança.
  • O fundo da mochila deve estar sempre apoiado na curva da região lombar, para evitar problemas de postura
  • Oriente sempre a criança a usar ambas as alças da mochila para não sobrecarregar um dos lados do corpo. Procure também as bolsas com alças mais largas, que distribuem melhor o peso nos ombros.

A desatenção a esses detalhes pode provocar uma postura incorreta, gerando problemas na coluna, como escoliose, hiperlordose ou hipercifose, ou ainda sobrecarregar joelhos, pés, quadris ou pescoço.

Mas alguns cuidados simples podem fazer com que o seu filho aproveite ainda mais a volta às aulas, com muita saúde.

Com informações do Portal Ig e Mundo das Tribos.

A imagem que ilustra este post é de woodleywonderworks.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>