Fique atento para o câncer de mama e de próstata

Você, provavelmente deve conhecer alguém que está ou já teve algum tipo de câncer. Os números são impressionantes; só no Brasil tivemos cerca de 500 mil novos casos em 2011. Nos últimos 30 anos, o número de pacientes com câncer praticamente dobrou de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Há mais de 100 tipos conhecidos da doença, no geral caracterizada pelo crescimento desordenado de células, que formam um tumor. O tratamento varia bastante dependendo do paciente, do tipo de câncer e do estágio da doença. Entre as mulheres, há uma preocupação maior com o câncer de mama, enquanto os homens devem ficar atentos com o câncer de próstata. Ambos os tipos possuem a idade como principal fator de risco e apresentam boas chances de recuperação quando descobertos no início. Para bons resultados, é necessário estar muito atento para os primeiros sintomas e manter uma rotina de exames preventivos.

Mulheres acima de 40 anos devem praticar o auto exame, e observarem qualquer alteração ou nódulos na região dos seios. Porém, mesmo sem sentir nada no auto exame, é necessário fazer uma mamografia uma vez por ano. Se tiver histórico familiar com câncer de mama é indicado começar os exames aos 35 anos.

Já para os homens, os exames para detectar câncer de próstata devem começar entre 40 e 45 anos (menos se tiver histórico familiar). Para aqueles que preferem esperar algum sintoma antes de procurar um médico, o câncer de próstata na fase inicial não costuma apresentar alterações. Para o câncer de próstata, costuma-se realizar o exame de toque retal, além de exames de PSA (Antígeno Prostático-Específico), um exame de sangue que indica alterações na próstata.

Homens e mulheres devem estar atentos para qualquer alteração na saúde e manterem os exames preventivos anualmente, para conseguir tratar as doenças sempre no estágio inicial. Além disso, é sempre indicado mater uma dieta balanceada (com menos gordura e carnes), praticar exercícios e manter hábitos saudáveis, sem fumar ou consumir bebida alcóolica frequentemente. Com saúde não se brinca!

Para saber mais sobre o tema: www.inca.gov.br

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>