O que é a Fonoaudiologia?

A Fonoaudiologia é uma ciência em pleno amadurecimento e procura beneficiar as pessoas ao prevenir e tratar suas necessidades individuais.

A Motricidade Orofacial, uma das especialidades da Fonoaudiologia, tem como objetivo restabelecer as funções de respiração, mastigação, deglutição e fala.

A mastigação é considerada uma das mais importantes funções no organismo, interferindo  diretamente no crescimento e desenvolvimento craniofacial. Ela aparece por volta do sétimo mês de vida e se torna mais efetiva quando a criança tem um ano a um ano e meio.

A importância da mastigação não se refere apenas à ingestão de alimento, mas também às funções mentais e físicas do organismo humano, já que ocupa um importante papel no desenvolvimento da musculatura dos ossos da face, proporciona efeitos benéficos no crescimento e manutenção dos tecidos orais, além de exigir uma dissociação de movimentos de língua, lábios e mandíbula, importantes para a preparação da musculatura para a articulação das palavras.

Patricia Montagna Vianna – Fonoaudióloga CRFa 7384

A foto que ilustra o post de hoje é de ND Strupler

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>