O que é Terapia Ocupacional e como pode ser aplicada?

A Terapia Ocupacional é uma profissão da área da saúde que trabalha com as atividades humanas com o propósito da autonomia e a independência do indivíduo, para sua participação social nos moldes desejáveis.

O terapeuta ocupacional pode atuar através da prevenção, habilitação ou da reabilitação de todas as pessoas que possuem uma disfunção ocupacional nas suas atividades da vida diária, podendo obter ganhos através da terapia ocupacional.

A disfunção ocupacional ocorre quando o indivíduo não consegue realizar de maneira satisfatória suas atividades de trabalho, lazer, e auto cuidado. Desta forma, pessoas com disfunções neurológicas (Parkinson, Alzheimer, por exemplo); com condições incapacitantes ou degenerativas (artroses, atrite reumatóide, fibromialgia , etc); com disfunções motoras (traumatismo do membro superior, coluna, etc); com disfunções relacionadas ao trabalho (lesão por esforço repetitivo, stress, baixo rendimento no trabalho, etc); com condições pediátricas incapacitantes (hiperatividade, distúrbios do brincar, distúrbios do aprendizado, distúrbios de coordenação, etc); com transtornos mentais (psicoses, depressão, transtornos obsessivos compulsivos, neuroses e outros) são o público-alvo do terapeuta ocupacional.

 

Simone Armani Caetano

Terapeuta Ocupacional CREFITO 3 8468-T.O 

COMENTÁRIOS 1 COMENTÁRIO

  1. Ola bom dia a todos!!!!!
    Eu sou a propria que fez o texto acima, qualquer duvida que tiverem a respeito da profissão entre em contato comigo através do emails
    ficarei feliz em responder

    obrigada ; )

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>