Problemas com acne?

Cravos e espinhas são problemas para a maioria dos adolescentes e de alguns adultos. Até celebridades como Cameron Diaz, Katy Perry e Xuxa reclamam quando aparecem aqueles pontinhos vermelhos na pele. Apesar de não ser um problema grave de saúde, a acne pode acabar com auto estima, especialmente no ínicio da adolescência. Atualmente, é possível encontrar diversos tipos de tratamentos para esse problema.

A acne acontece pela obstruição dos poros da pele, seja por sujeira, partículas ou excesso de oleosidade. Os poros fechados começam a acumular a secreção sebácea, se tornando um cravo (pontinhos pretos quando oxidados pelo ar). A proliferação de microorganismos e bactérias provovam a inflamação do poro obstruído, formando uma espinha. Pessoas com peles mais oleosas terão maior probabilidade de apresentarem espinhas no rosto, ombros, tronco e nádegas.

Além do tipo de pele, há fatores hormonais que afetam o surgimento de espinhas (presentes no ínicio da adolescência, por exemplo). Entre os adultos, a acne costuma surgir como efeito de remédios ou fatores emocionais, como a ansiedade e estresse. Além disso, apesar de ainda ser um fator debatido, muitas pessoas reclamam que determinados alimentos (como chocolates, amendoim, castanhas e alimentos gordurosos) aumentam a quantidade de espinhas. Nesse caso, se há predisposição, recomenda-se não abusar dos alimentos ricos em óleos e gorduras.

A melhor dica é evitar espremer as espinhas, que pode gerar cicatrizes ou inflamar uma área ainda maior. Soluções caseiras bem populares também devem ser evitadas, para não agravar o problema ou manchar a pele. Além disso,  para evitar o surgimento de novas espinhas e cravos, é necessário manter uma pele sempre limpa, lavando o rosto duas vezes por dia com sabonete neutro. Para as mulheres, atenção especial para retirar a maquiagem e no uso de produtos de beleza que aumentam a oleosidade da pele.

Se o problema com acne for mais grave, com muita vermelhidão e espinhas frequentes, o mais indicado é procurar um dermatologista que poderá indicar o tratamento mais indicado, seja por remédios de via oral ou cremes específicos que ajudarão a deixar a pele menos oleosa e obstruída.

Para saber mais:

Texto de referência 1 

Texto de referência 2

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>