Problemas com o chefe?
Quem não se recorda do filme O Diabo Veste Prada? Na trama, a jovem jornalista sofre diversas humilhações e recebe pedidos impossíveis de serem realizados pela chefe, a poderosa editora de uma revista de moda que amedronta os subordinados, em busca de respeito e excelência no trabalho. Deixando a ficção de lado, na vida real o estereótipo do chefe carrasco e grosseiro pode até parecer coisa do passado, mas, na realidade, ainda faz parte de muitos ambientes e empresas. Como lidar com essa situação sem colocar o trabalho e felicidade em risco?
Foi-se o tempo em que o chefe era uma figura de poder intransponível, com postura de ditador, que não poderia ser questionado ou, sequer, receber uma opinião diferente. O chefe ideal deve ter uma postura de liderança, guiando a equipe para os melhores resultados, mas sem centralizar as tarefas ou desmerecer o trabalho dos subordinados. Independente do cargo ou posição na empresa, é indispensável que exista o respeito entre as pessoas, sem falta de educação, mentiras, insultos ou humilhações. Em trabalhos em equipe, tão valorizados atualmente, é necessário ser tolerante e saber delegar tarefas, explorando os diferentes talentos e características de cada um. Mesmo quando há erros ou uma postura não adequada dentro da equipe, é necessário lidar com a situação com muita cautela e sinceridade, sem prejudicar ou insultar outras pessoas.
Se você tem problemas com seu chefe e não perde tempo de criticá-lo para os colegas, é importante também avaliar sua postura dentro do ambiente de trabalho. É importante saber se posicionar dentro da empresa e perante os superiores, exigindo respeito e falando com sinceridade quando acredita que uma situação não está confortável ou que determinada tarefa poderia ser resolvida de outra maneira. É importante embasar suas opiniões com argumentos (até pesquisas prévias em alguns casos), para não deixar brechas para dúvidas ou críticas. Além disso, excessos de faltas, não cumprir horários, fofocas nos corredores, problemas pessoais interferindo na produção e não cumprir os prazos programados podem deixar sua imagem manchada com os superiores e clientes, que adotarão uma postura mais rígida.
Dentro das empresas é necessário buscar o equilíbrio na relação entre o chefe e colaboradores, para que o ambiente e resultados não sejam prejudicados. A comunicação entre os membros deve ser sempre clara, mesmo quando há cobrança ou uma opinião adversa. Além disso, valorize seus companheiros de trabalho, elogiando quando achar que a situação merece, agradecendo quando o chefe orientar em algum problema. Agora se a situação está muito ruim, não há transformações e trabalhar já está desgastante com tantas cobranças e pressões, talvez seja o momento de procurar novas possibilidades e projetos. Afinal, grande parte do nosso dia será focado no trabalho, lidando diretamente com as pessoas daquele ambiente, é necessário estar confortável, para conservar a saúde física e mental.
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