Qual a importância de uma boa noite de sono?

Se o despertador é seu maior inimigo e você passa o dia bocejando ou brigando para que os olhos não fechem, é bom ficar alerta para a qualidade do sono. Uma noite mal dormida gera prejuízos bem maiores do que a sonolência e pode até afetar a coordenação motora e a memorização.

Uma boa noite de sono é fundamental para que o organismo realize algumas funções importantes, como a liberação de hormônios, relaxamento da musculatura, fortalecimento do sistema imunológico e consolidação da memória. Uma noite mal dormida tem efeito semelhante a uma embriaguez leve, com coordenação motora e capacidade de raciocínio prejudicadas. A quantidade de horas dormidas varia de pessoa para pessoa, dependendo do sono que ela sente.

Se há dificuldade em dormir, deve-se procurar o motivo, que variam de fatores externos (ruídos, iluminação) ou fatores internos como ronco, apnéia, narcolepsia, bruxismo, entre outros. Alguns hábitos também podem influenciar diretamente na qualidade de sono, como mudar muito a rotina nos finais de semana. A chance de acordar cansado na segunda-feira e ter dificuldades para estabilizar o relógio biológico durante a semana será bem maior.

Se acordar no meio da noite e estiver com insônia, o melhor é não ficar na cama esperando o sono chegar. Uma atividade relaxante, como ler um livro ou ouvir uma música, é uma boa opção. Se o quadro de insônia persistir, um médico deverá ser consultado para um diagnóstico mais preciso. Afinal, uma boa noite de sono é indispensável para manter a saúde e o bom humor.

 

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>