Quando a timidez atrapalha no trabalho?

No ambiente profissional, ele (ou ela) é um colaborador esforçado, daqueles que chegam no horário, cumpre as metas e não costuma reclamar. Nas reuniões ou encontros, prefere ficar calado e não expõe ideias ou opiniões. Na hora de falar com desconhecidos ou se apresentar em público, o nervosismo é ainda mais evidente. Se você se encaixa nessa descrição, talvez já tenha vivido alguma situação em que a timidez atrapalhou a vida acadêmica ou profissional. Muitas vezes, ser muito tímido pode diminuir as chances de ascensão dentro da empresa e até prejudicar os relacionamentos pessoais. A boa notícia é que é possível melhorar, e muito, essa situação!

Primeiramente, a timidez não é necessariamente algo nocivo, mas um traço de personalidade que algumas pessoas desenvolvem. Normalmente, os tímidos temem as críticas ou possibilidade de fracasso e preferem continuar na zona de conforto e evitar contatos pessoais. São aquelas pessoas que não gostam de se apresentar em público, sentem-se ansiosos em ambientes desconhecidos, gaguejam ou esquecem palavras em apresentações e evitam chamar atenção. Em profissões mais técnicas, é possível que a timidez não prejudique no dia a dia, mas se optar por áreas de comunicação e atendimento ao público, é necessário vencer o nervosismo.

De maneira geral, o mercado de trabalho procura pessoas quem transmitam segurança e credibilidade. Falar bem em público, ou se apresentar com naturalidade aos clientes e parceiros pode ser um diferencial na evolução profissional. Nas entrevistas de emprego, o excesso de timidez e nervosismo pode colocar a perder as chances de contratação, justamente por não conseguir mostrar toda a capacidade e conhecimento. Porém, não pense que por ser tímido você será excluído do mercado: para alguns cargos uma pessoa mais discreta e perfeccionista é o perfil mais indicado.  Além disso, sentir-se tímido em algum momento ou situação especifica é comum, especialmente em entrevistas de emprego ou quando começamos a trabalhar em um ambiente diferente. Nesses casos, a timidez vai diminuindo progressivamente, conforme a pessoa vai conhecendo melhor a rotina e colegas.

Se você é muito tímido não precisa se desesperar, já que existem diversos treinamentos e cursos que podem ajudar a diminuir a timidez e, aos poucos, aumentar a autoconfiança. Algumas dicas podem ajudar no dia a dia, como avaliar honestamente os pontos fortes e áreas de interesse: ficamos mais confortáveis em situações em que temos controle. Além disso, evite criar expectativas irreais, já que é importante lembrar que fatores externos não podem ser controlados e imprevistos podem acontecer. Sempre que for falar em público ou participar de uma reunião, faça uma pesquisa prévia dos assuntos que serão debatidos. O mais importante é reconhecer a timidez e não tentar fingir ou disfarçar o nervosismo. Acredite no seu potencial e talento, sem medo de se expor!

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>