Saiba como agir em casos de acidentes

Quando menos se espera, acidentes acontecem. Muitas vezes, acontecem até dentro de casa, na cozinha, escada ou até mesmo no quintal. Quem convive com crianças e idosos sabe que o risco é ainda maior. Nesses momentos, é importante manter a calma e saber como agir em cada eventualidade. Os primeiros socorros podem ser decisivos em evitar consequências mais graves.

- Queimaduras

Primeiramente, retire tecidos ou objetos que possam estar em contato com a região. Lave a área afetada com água fria e não esfregue. Não passe qualquer tipo de produto como pasta de dente, pomadas e muito menos álcool. Se a queimadura atingir uma área grande, leve a pessoa o quanto antes para o pronto-socorro.

Fratura

A melhor dica é evitar que a pessoa se locomova ou tente forçar a região afetada, agravando a situação. Analise se a fratura é exposta (quando o osso rompe a pele) ou interna (não há rompimento de pele). Se puder, aplique compressas geladas e tente imobilizar o membro atingido antes de chamar ajuda.

Cortes

Primeiro avalie a gravidade do corte, se foi superficial ou mais profundo. Não assopre ou coloque na boca, já que pode infectar. A melhor solução é lavar com água corrente e sabão para tirar a sujeira e depois comprimir o local com um pano limpo, até o sangramento diminuir. Faça um curativo, que deverá ser trocado diariamente.

Choques

Se a pessoa ficou presa em uma corrente elétrica tome muito cuidado ao tocá-la; use um isolante. Coloque a pessoa deitada e chame o socorro.

Desmaios

Não há motivo de pânico, já que o desmaio pode ter causas diversas. Verifique como está a respiração da pessoa e a mantenha deitada, na posição lateral e com as pernas levemente levantadas. Mantenha o ambiente arejado e com circulação de ar. Se a consciência não voltar em poucos minutos, chame imediatamente socorro. Não sacuda o desmaiado ou jogue líquidos no rosto.

Para mais informações:

http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_frame.asp?cod_noticia=1125

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>