Saiba mais sobre a Hepatite
Apesar de ser uma doença relativamente conhecida, ainda existem muitas dúvidas sobre os sintomas, tratamento e os diferentes tipos de hepatite. A doença atinge as células do fígado e pode não apresentar sintomas específicos, sendo necessário manter exames periódicos para não agravar a situação.
A Hepatite A atinge mais as crianças e é transmitida por água e alimentos contaminados. Esse tipo da doença normalmente não necessita de um tratamento específico, sendo recomendado o repouso do paciente. Os sintomas também podem variar, sendo os mais comuns: febre, olhos e pele amarelados, urina escurecida e desconforto abdominal. A principal prevenção é manter o tratamento adequado da água, hábitos de higiene e sempre lavar em água corrente as frutas, legumes e verduras antes do consumo.
Os tipos B e C são transmitidos pelo sangue, com o contato com materiais contaminados. Drogas injetáveis, material médico não descartável e relações sexuais sem prevenção podem transmitir o vírus. Muitas vezes, não há sintomas e o paciente só descobre a doença com exames de sangue. Quando não tratada, a hepatite pode prejudicar o fígado permanentemente, provocando cirrose ou câncer. A melhor prevenção é não compartilhar materiais de higiene e ter muita atenção com os materiais descartáveis em ambientes médicos ou estúdios de tatuagem.
Dúvidas também surgem quanto a doação de sangue e ou consumo de bebidas alcoólicas. Para quem teve hepatite antes dos 10 anos, a doação de sangue pode ser realizada sem problemas, contato que o doador atenda as restrições necessárias para doar. Quanto a ingestão de álcool, é proibida durante o tratamento da doença e recomenda-se não ingerir esse tipo de bebida por um ano, já que o álcool danifica as células do fígado e pode agravar os efeitos da doença.
Como em alguns casos não há sintomas, é importante realizar exames de sangue periódicos, especialmente se sentir alguma alteração como tonturas, enjoo e cansaço excessivo. Em muitos casos, a hepatite é tratada com eficiência e poucas vezes representa um empecilho na vida do doente, apenas com a necessidade de manter uma rotina com dieta equilibrada e tomando as devidas precauções. Para os familiares, também são necessários cuidados com a higiene para que o vírus não seja transmitido entre os membros de uma família.
Quer saber mais sobre a doença?
http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/hepatite-a-2/
http://www.minhavida.com.br/saude/materias/1544-entenda-a-hepatite-a
Agradeço pela divulgação da Hepatite C, Sem Medo.De certa forma, fazendo isso vocês ajudaram a disseminar nosso alerta da hepatite C e podem ter contribuído para salvar algumas vidas.Valeu, mesmo!