Síndrome de Asperger pode gerar isolamento social

Normalmente, os primeiros sinais surgem quando a criança ainda é bem pequena, com a dificuldade em aprender a falar. Depois, já na escola, o pouco contato social fica mais evidente. É nesse momento que os responsáveis devem ficar atentos para os outros sintomas da Síndrome de Asperger, descrita pela primeira vez pelo médico austríaco Hans Asperger, psiquiatra e pediatra austríaco.

As crianças com Asperger apresentam dificuldade em interagir com outras, seja em brincadeiras, jogos ou no ambiente escolar. Podem ser identificadas, erroneamente, como crianças que fazem “birra” ou choronas, com dificuldade em lidar com os sentimentos dos outros. Os problemas de comunicação se manifestam ao evitarem conversas longas e se apresentarem quase sempre alheias as opiniões. São crianças que preferem a rotina, seja em casa ou nas escolas.

Os portadores de asperger possuem uma memória muito desenvolvida, com capacidade de decorar informações específicas sobre determinados assuntos de interesse. Apesar de apresentarem dificuldade em áreas mais criativas, costumam se interessar por ciências, biologia e matemática. São pessoas com uma inteligência acima da média, mas que precisam da orientação dos responsáveis e dos professores para atingirem seus potenciais.

É importante que os responsáveis percebam os sintomas e proporcionem uma vida mais adequada para as crianças com aspergerjá que não há cura. O diagnóstico pode demorar, já que a síndrome pode ser confundida com outros transtornos ou com autismo. Sem a devida atenção, há o risco do isolamento social, problemas de comportamento nas escolas e dificuldade de aprendizado. Especialistas defendem que as crianças com asperger devem frequentar ambientes com outras crianças, sempre com o aconselhamento para que respeitem seus limites e suas potencialidades.

Saiba mais:

http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2010/06/aluno-com-sindrome-de-asperger-e-desafio-para-educacao-inclusiva.html

 

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