Síndrome de Burnout causa desgaste profissional

A rotina no trabalho se tornou angustiante e quase uma tortura? Se você vive esgotado ao trabalhar, é melhor conhecer um pouco mais sobre a Síndrome de Burnout. Descrita por por H.J Freudenberger em 1974, tem etimologia nas palavras “burn”(queimar) e “out” (externo), uma alusão aos efeitos de esgotamento das capacidades provocados pela síndrome.

Diferente da depressão ou da ansiedade, a síndrome atinge predominantemente pessoas que lidam com o público e trabalham em ambiente desgastante. Médicos, enfermeiros, jornalistas, policiais e professores são os profissionais mais afetados, mas isso não significa que outras áreas não são atingidas. Com os ambientes coorporativos cada vez mais opressores, com metas irreais, cobranças de produtividade e pouca flexibilidade, os profissionais ficam cada vez mais doentes.

O primeiro sinal de que algo não vai bem é a mudança gradual no comportamento, com a postura mais irritada e até agressiva dentro do ambiente de trabalho. Pouco a pouco, sem tratamento adequado, há a sensação de incapacidade em alterar a situação e acaba perdendo completamente o interesse pela atividade que exerce. Dessa forma, torna-se uma pessoa negativa com sentimentos de fracasso e pouca autoestima, com problemas de saúde.

O diagnóstico nem sempre é rápido, já que pode ser confundido com a depressão, mas quanto antes procurar ajuda profissional mais rápido será o tratamento. Quando não tratada, a síndrome pode provocar o desgaste emocional e físico, com esgotamento das capacidades e até o direto de afastamento, de acordo com o decreto Nº 3048/99 que regulamenta a Previdência Social. Ao começar sentir-se infeliz com o ambiente de trabalho, procure o aconselhamento de amigos, departamento de Recursos Humanos e até os superiores e tente mudar essa situação o mais rápido possível.

Leitura recomendada:

Psiqweb

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>