Tédio no trabalho pode gerar maus hábitos

De acordo com uma recente pesquisa da University of Central Lancashire, no Reino Unido, coordenada pela psicóloga Sandi Mann, 25% das pessoas sofrem de tédio crônico no trabalho. Elas não têm interesse pela atividade que realizam, não gostam do ambiente de trabalho e reclamam da falta de desafios profissionais. Essa desmotivação no trabalho pode até gerar maus hábitos alimentares, de acordo com a pesquisa.

Os desmotivados no trabalho perdem a concentração com facilidade e consequentemente, têm mais chances de cometer um erro. Além disso, essas pessoas tentam deixar a rotina mais interessante, com elementos prejudiciais à saúde como comer chocolate ou beber muito café durante o expediente. Eles também costumam consumir bebidas alcoólicas depois do trabalho, como uma forma de compensar a rotina desinteressante.

Para tornar a rotina mais agradável, pequenas atitudes podem ajudar (ver dicas abaixo), porém, se o trabalho estiver insuportável, é necessário procurar se a origem do problema está no ambiente da empresa ou em questões pessoais. Começar a planejar novos projetos e ficar de olho nas vagas de emprego podem ajudar a conseguir o trabalho ideal e fugir, de vez, do tédio.

Algumas dicas para tornar a rotina de trabalho mais estimulante:

- Almoço: não trabalhe ou fale de projetos na hora do almoço. Aproveite esse tempo para descobrir novos restaurantes, conversar sobre outros assuntos, dar uma volta.

- Participação: participar dos projetos com concentração e sugerir ideias originais para as atividades aumenta o interesse pelo trabalho realizado.

- Intervalos: faça intervalos de cinco minutos entre as atividades, para ajudar no rendimento. Aproveite esse tempinho para sair da cadeira um pouco.

- Organização: organize as atividades semanais e tenha uma agenda. Tente resolver o que for possível logo no começo da semana e não deixe nada para a semana seguinte.

- Honestidade: se não vai entregar um projeto no prazo ou tem dificuldades com algo, é melhor ser sincero. Adiar ou mentir só vai te deixar com mais pressão.

- Fora do Expediente: evite levar trabalho para casa ou ficar conversando sobre isso depois do expediente. Aproveite esse momento para o lazer, família e outras atividades.

- Importância do sono: não leve o trabalho para cama. Procure relaxar e tente dormir bem, para não sentir sonolência no dia seguinte.

Fonte de informação: Valor

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