Um belo dia resolvi mudar

E se, de repente, você perceber que não está mais feliz com a atividade profissional que desempenha? E se constatar que a rotina anda sem atrativos? Teria coragem de recomeçar, realizar uma grande mudança? Para algumas pessoas, especialmente entre 40 e 50 anos, mudar radicalmente é mais que uma vontade, é uma forma de reencontrar a felicidade.

Muitos escolhem a profissão no fim do ensino médio e quando entram no mercado de trabalho percebem que não estão felizes ou realizados com a decisão. Outros aceitam um trabalho fora da área de interesse pela remuneração ou oportunidade, mas não se indentificam com as atividades que exercem. Por conveniência ou necessidade, é comum manter-se assim, até  começar a repensar as prioridades.

Se você está querendo dar uma guinada na vida é melhor ir com paciência e controle da situação, “chutar o balde” pode trazer resultados nem sempre favoráveis. Primeiro, reflita sobre o que precisa mudar: emprego, profissão, casa, país? E os objetivos: ter mais tempo livre ou melhor remuneração? Trabalhar perto de casa ou viajar pelo mundo? Aumentar o ritmo de trabalho ou diminuir a produção? Mudar de empresa ou de cargo? Reflita quanto tempo precisar, até descobrir o foco das mudanças.

É necessário também levar em conta seus talentos e áreas de interesse. O livro “As Sete Leis Espirituais do Sucesso”, do médico indiano Deepak Chopra, orienta que o objetivo da vida vai além de acumular riquezas ou títulos. Para o autor, devemos descobrir qual o nosso talento singular, aquela atividade que você realiza com tanto entusiasmo que nem vê o tempo passar ou se preocupa com os retorno financeiro.

Arriscar a zona de conforto, mesmo que não esteja bom, pelo incerto pode ser assustador. Mudar de emprego ou de cidade implicará em imprevistos e gastos extras, dessa maneira, é preciso ter consiência e planejamento prévio. Se quer montar um negócio próprio, por exemplo, comece a pesquisar sobre o mercado e converse com pessoas que já fizeram isso. Se quiser mudar de profissão, procure um curso, pós-graduação ou até mesmo uma nova faculdade. O bom planejamento diminuirá a chance de erros e você estará mais preparado para lidar com os problemas que possam surgir.

Contar com o apoio de amigos e familiares nesse momento de mudanças pode ser fundamental para sentir-se mais encorajado e amparado, especialmente quando envolvem grandes alterações na rotina e até na situação financeira. Além disso, em alguns casos, nem é necessário mudar drasticamente a rotina para conseguir novidades estimulantes: quase sempre, é possível melhorar muita coisa no seu emprego atual, seja uma alteração de horários, rotina, ou de procedimentos dentro da empresa, que podem ser muito menos engessada do que você pensa. Nesse sentido, vale a pena bater um papo com seus superiores com com o profissional de Recursos Humanos da empresa.

Textos de Referências:

Mulher.Uol

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>