Visão embaçada? Pode ser miopia!

Pouco a pouco, ler as legendas de filmes, reconhecer alguém, ver placas de rua e até ler o quadro de avisos pode ser uma tarefa bem árdua, já que a visão parece estar sempre embaçada. A dificuldade de enxergar objetos de longe pode atrapalhar, e muito, no dia a dia. O problema, entretanto, é bem comum: estima-se que cerca de 25% da população adulta tenha miopia, muitas vezes, até sem perceber.

Normalmente, os primeiros sinais surgem ainda na infância,  com a dificuldade de acompanhar as aulas e anotar as instruções da lousa. São crianças que reclamam de dor de cabeça, vista cansada, apertam os olhos para enxergar  e precisam manter os cadernos e livros sempre bem perto. Os responsáveis devem ficar alertas e levar as crianças ao oftalmologista ao perceberem essas alterações. Apesar disso, não existe uma idade determinada para desenvolver a miopia, podendo aparecer na infância até a idade adulta (entre 10 e 20 anos, normalmente).

A miopia tem relação com o formato mais alongado do olho, que causa uma distorção na formação da imagem. Dessa forma, quanto maior o grau, menor será a distância com visão nítida. A principal causa é hereditária, não existindo uma relação comprovada com alimentação, práticas esportivas ou de lazer. Além disso, usar óculos não irá aumentar ou diminuir o grau da miopia, já que há relação com o formato do olho. O óculos e lentes  poderão auxiliar na formação das imagens nítidas, mas não revertem o problema.

Para manter a visão sempre perfeita, os míopes (mesmo aqueles que já usam óculos há anos), devem procurar consultas anuais com o oftalmologistas, para exames completos e que podem detectar até outros problemas, uma vez que os míopes têm uma probabilidade maior de ter deslocamento de retina ou degenerações nessa área. Fique alerta para a saúde ocular!

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>