Você sabe o que é Vigorexia?

Ter um corpo todo definido e musculoso, como aqueles que aparecem em capas de revistas,  é o objetivo de muitos que começam a frequentar as academias. Porém, em busca de corpos cada vez mais perfeitos, algumas pessoas podem desenvolver um transtorno de imagem corporal pouco divulgado: a vigorexia ou síndrome de adônis, que atinge predominantemente homens jovens e pode causar lesões pelo excesso de exercícios físicos.

Muito parecida com a anorexia, a vigorexia não se trata de opção ou hábito, mas um transtorno de imagem no qual o indivíduo tem uma noção distorcida do próprio corpo e começa a se sacrificar em busca de ideal estético (na anorexia é a magreza, na vigorexia é a massa muscular). Muitas vezes, o vigoréxico nem tem noção de que está exagerando na malhação ou que se tornou obssessivo pelo assunto. São pessoas que passam horas na academia, não respeitam os treinamentos propostos pelos instrutores e se sentem culpadas ou irritadas quando não conseguem treinar.

Ainda pouco divulgada, a vigorexia só ganhou os noticiários quando alguns tablóides afirmaram que a cantora Madonna passava mais de quatro horas por dia na academia particular e poderia ser vigoréxica. A afirmação foi rapidamente desmentida pela assessoria da cantora, mas o boato continuou. Nesse sentido, é muito imporante não confundir a vigorexia com o treino de atletas ou esportistas, que mantém uma rotina diária e planejada de exercícios para ganhar resistência e massa muscular.

De acordo com especialistas, o aumento no número de adolescentes com vigorexia ou anorexia têm relação direta com o modo de vida atual, no qual a mídia impõe padrões estéticos restritos e muitas vezes irreais (manipulações de imagens com programas que criam uma sensação de juventude e beleza eterna). Em busca de aceitação social e no desejo de se parecerem com os ídolos, há uma procura por dietas e exercícios sem preocupação com a saúde, apenas com a questão estética. Sem orientação, muitos acabam prejudicando-se e desenvolvendo comportamentos nocivos à saúde.

Familiares e amigos podem ajudar muito no tratamento da vigorexia, já que o paciente pode não perceber que há algo errado na rotina. Aconselhamentos de amigos e instrutores podem orientar que uma carga de exercícios sem orientação pode lesionar o corpo e trazer consequências graves. Em alguns casos, o tratamento da vigorexia é semelhante ao da anorexia, com sessões de terapia que poderão detectar os vários fatores que causam esse transtorno e orientar o melhor tratamento. O primeiro passo para a cura, entretanto, é o vigoréxico admitir que possui um transtorno e que precisa ajuda.

Texto de referência:

Psiqweb

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>