A importância da fisioterapia na saúde

A Fisioterapia pode ser definida como uma ciência aplicada à prevenção e tratamento da saúde por meio de recursos físicos. Sua aplicação necessita do entendimento das estruturas e funções do corpo humano. Ela estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios, entre outros, cinético-funcionais (da biomecânica e funcionalidade humana) decorrentes de alterações de órgãos e sistemas humanos. É administrada em consultórios, clínicas, hospitais, asilos, escolas, domicílios, empresas, unidades básicas ou especializadas de saúde, entre outros.

É amplo o campo de atuação do Fisioterapeuta:

Traumato-ortopédica – Casos onde há fratura ou uma patologia (óssea, muscular ou articular), previne sequelas e prepara a musculatura envolvida para o retorno das atividades. Problemas posturais também estão incluídos neste setor.                                                           

Neurológica – Deve ser iniciada assim que o quadro clínico do paciente estiver estabilizado, através de estímulos proprioceptivos e sensoriais, de acordo com as limitações causadas pelo comprometimento neurológico do indivíduo.

Respiratória – A Fisioterapia Pneumofuncional se constitui de manobras que incentivam à eliminação de secreções e melhor mecânica respiratória. Na Reabilitação Pulmonar, indivíduos com doenças pulmonares obstrutivas crônicas são os principais integrantes.

Cardiológica – Inicia no período pré-operatório, num preparo cardiopulmonar, para que a recuperação seja o mais rápido possível após a cirurgia. Após a alta, o paciente participa de um Programa de Reabilitação Cardíaca para acompanhamento e manutenção do ganho funcional.

Na Unidade de Terapia Intensiva, o Fisioterapeuta oferece suporte e cuidados com a ventilação mecânica, em pacientes graves ou potencialmente graves, portadores de varias complicações sistêmicas (respiratória, ósteo-articular, muscular, visceral, circulatória, cardíaca e/ou neurológica).

Dermato-funcional – Trata as disfunções no corpo e na face, no pré e no pós-operatório, visando reestabelecer a funcionalidade e promover melhores resultados estéticos.

Saúde do Idoso – Tratamento direcionado às limitações causadas pelo avanço da idade, incentivando a família e os cuidadores a estarem atentos às particularidades advindas do envelhecimento. É obrigatória a participação dos familiares neste tipo de tratamento, na busca pela independência total ou parcial do indivíduo.

Saúde da Mulher – Prepara a futura mamãe para ter o seu neném com segurança e saúde. Além disso, é necessária atenção especial para a saúde da mulher no tocante às patologias: Câncer de Mama (inclusive no pré e pós-operatório), incontinências urinárias, fibromialgia, dentre outras.

Desportiva – Após uma lesão, seja muscular, óssea, ligamentar ou articular, o atleta tem que retornar o quanto antes à sua atividade esportiva. O responsável para que este retorno seja realizado com segurança é o profissional de Fisioterapia, que vai prevenir novas lesões e devolver ao atleta a funcionalidade para que ele desempenhe sua atividade com sucesso total.

Heber dos Santos Porto – Fisioterateuta CREFITO 90.270

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>