Aproveite o carnaval com saúde!

O carnaval é um dos feriados mais esperados pelos brasileiros, pelo caráter festivo e os tradicionais trios, blocos de rua e dias de descanso. A data tem origens bem antigas, ligadas as tradições de celebrar os deuses na Antiga Grécia. No Brasil, a comemoração chegou por influência portuguesa, já ligada as tradições europeias e se tornou a maior festa popular brasileira, com centenas de foliões anualmente. Atualmente, entretanto, esse período também é marcado pela maior quantidade de acidentes, violência urbana e problemas de saúde.

Para não ter problemas nesse feriado e conseguir aproveitar o melhor das festas, confira algumas dicas simples que poderão ajudar!

- Alimentação e Bebidas

Um dos principais problemas no carnaval é o excesso no consumo de bebidas alcoólicas e a má alimentação, que podem resultar desde uma forte ressaca até consequências mais sérias, com a necessidade de atendimento médico. Para não estragar a festa de ninguém, a primeira dica é sempre se alimentar antes de sair para as comemorações. Opte por alimentos leves e evite as comidas vendidas na rua ou em más condições de higiene, especialmente frituras, comidas com molho ou embutidos. Se for consumir bebida alcoólica, lembre-se de se hidratar com muita água ou suco, intercalando-os. Com as altas temperaturas do verão, hidrata-se será indispensável para manter a saúde e evitar a ressaca no dia seguinte. Além disso, está mais que provado que direção e bebidas não combinam: opte pela carona, transporte público ou táxi.

- Maquiagem e Fantasias

Há aqueles que esperam o ano inteiro para poder desfilar aquela maquiagem e fantasia no carnaval. Antes de se fantasiar, lembre-se que nessa época o calor costuma ser forte, portanto, alguns cuidados são necessários, especialmente para quem ficará exposto ao sol. Nunca esqueça de aplicar o filtro solar, mesmo que esteja nublado. A maquiagem também deve ser testada antes da festa, para evitar alergias ou irritações. Quanto as roupas, fantasias pesadas ou muito fechadas poderão te deixar indisposto e atrapalhar os movimentos. Opte por roupas mais leves, que permitam uma boa movimentação.

- Cuidados com o corpo

Fique alerta para os sinais do corpo, se sentir alguma dor, irritação ou mal-estar, o melhor é dar um tempinho e cuidar da saúde. Até mesmo o volume elevado das músicas poderão prejudicar a audição e a garganta, já que há necessidade de gritar para ser ouvido. Nos pés, dê preferência para calçados confortáveis, que já foram utilizados e são seguros para passar algumas horas de pé. Se formar bolhas, evite estourá-las e procure repousar para não agravar a situação. Além disso, se estiver em tratamento ou utilizando alguma medicação, tome muito cuidado com o consumo de bebidas, que poderão resultar em problemas sérios de saúde.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>