Cuide da saúde do seu coração

A Hipertensão Arterial ou pressão alta é considerada uma das doenças mais comuns nos dias atuais, acarretada pelo estreitamento das paredes das artérias. A pessoa é diagnosticada como hipertensa quando a pressão é igual ou superior a 14 por 9. Muitas vezes, essa alteração ocorre sem que o paciente perceba, sendo descoberta somente após algum incidente mais sério. Porém, pessoas mais sensíveis podem apresentar sintomas como dor de cabeça matinal localizada um pouco acima da nuca, tonturas, sangramento nasal, pressão no peito e cansaço.

A doença pode atingir órgãos importantes como coração, cérebro, rins e olhos, além de contribuir para o agravamento da arteriosclerose. Sua causa depende de vários fatores, tais como, estresse, alimentação irregular, sedentarismo, obesidade, consumo elevado de álcool e excesso de sal na alimentação e atinge cerca de 30% da população brasileira.

Vale lembrar que a Hipertensão não tem cura e deve ser acompanhada pelo resto da vida. Os medicamentos anti-hipertensivos são eficazes, desde que usados corretamente. A escolha deles é específica para cada pessoa e somente o médico está habilitado para indicar o mais conveniente. Os horários e as doses corretas são itens importantes para o sucesso do tratamento.  Consultas médicas periódicas são necessárias para avaliar como o medicamento está agindo e prevenir complicações. É fundamental a participação do paciente e sua adesão às recomendações médicas para alcançar uma melhor qualidade de vida. Para combater ou prevenir a Hipertensão, além do tratamento convencional com remédios, é preciso que o paciente mude seus hábitos alimentares e adote um estilo de vida mais saudável.

Mandamentos contra a Pressão Alta

  • Meça a pressão pelo menos uma vez por ano;
  • Pratique atividades físicas todos os dias;
  • Mantenha o peso ideal, evitando a obesidade;
  • Adote uma alimentação saudável, com pouco sal (quatro colheres de chá por dia), sem frituras (dê preferência aos alimentos assados), e consuma mais frutas, verduras e legumes;
  • Reduza o consumo de álcool, se possível não beba;
  • Abandone o cigarro;
  • Uma vez que se faça necessário, nunca abandone o tratamento. Ele é para a vida toda;
  • Siga as orientações de seu médico e dos profissionais de saúde;
  • Evite o estresse. Tenha tempo para a família, os amigos e o laser.

Fonte: Sociedade Brasileira de Hipertensão

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>