Doenças de Inverno

A queda de temperatura, provocada pela mudança climática é uma das principais causas pelo aumento de doenças respiratórias, cerca de 10 a 20% dos brasileiros sofrem com algum tipo de problema respiratório, segundo a Associação Sociedade Brasileira  de  Alergia   e  Imunopatologia (ASBAI). 

As crianças e os idosos são sempre os mais vulneráveis, pois são os dois momentos da vida em que o organismo está mais suscetível  a doenças.

Gripes e resfriados são as infecções virais mais comuns que atingem as vias respiratórias. A contaminação pode ocorrer pela saliva através da fala, tosse ou espirro.      

A Gripe apresenta sintomas como dores no corpo, de cabeça e de garganta, além de coriza e um grande cansaço. Os sintomas melhoram após três ou cinco dias. Nos casos de Resfriados a garganta e o nariz são os mais atacados, causando tosse, espirros e coriza, a recuperação ocorre também em dois ou três dias.  

Já os alérgicos representam cerca de 30% a 32% da população e são os mais atingidos com a chegada do inverno, sofrendo com o desencadeamento de crises advindas de vírus e com as infecções das vias aéreas.

A tosse é um meio que o organismo utiliza para limpar o aparelho respiratório, garganta e pulmões, quando existe a presença de catarro (muco com pus). O correto é evitar a automedicação e procurar um médico para uma melhor orientação.

Para evitar doenças respiratórias a prevenção ainda é a melhor maneira de se proteger. Evite lugares fechados, fortaleça as defesas do organismo mantendo uma alimentação balanceada, rica em verduras, frutas e legumes, beba bastante água, já que o pulmão fabrica por dia 800 ml de secreção que é eliminada pelo organismo em forma de vapor, pratique exercícios físicos regularmente e durma bem. É importante também manter a casa e o ambiente limpo, sem poeiras e sujeiras, para evitar o agravamento de doenças simples, como a Sinusite e a Rinite.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>