Como se preparar para uma entrevista de emprego?
Mandou currículo, esperou uma resposta, trocou alguns e-mails ou telefonemas e agora, finalmente, vem a parte mais temida do processo: a entrevista de emprego. Estar frente a frente com um recrutador, sendo avaliado a cada resposta, pode deixar qualquer um muito nervoso, a ponto de cometer erros comuns. Primeiramente, é importante lembrar que se você está sendo convocado para a entrevista, significa que seu currículo foi atrativo e considerado adequado para exercer aquela função. Agora, é o momento de demonstrar os talentos e habilidades. Para não ter problemas, separamos algumas dicas que poderão te ajudar nesse momento:
- Tente se informar o máximo possível sobre a empresa e as atividades que ela desempenha. Se tiver um tempinho, além das informações básicas, procure notícias e novidades sobre a área de atuação ou inovações na área. Se for fazer uma entrevista em uma multinacional, por exemplo, é importante conhecer os países em que ela tem filiais.
- Conheça o próprio currículo. Pegará muito mal se o entrevistador fizer uma pergunta sobre o seu currículo e você não se lembrar ou não souber explicar. Dê uma lida antes de sair de casa, pensando em como cada experiência poderá te ajudar. Se você nunca trabalhou, lembre-se que atividades voluntárias poderão contar como experiência. Além disso, não fale mal de sua antiga empresa e procure ressaltar como você contribuiu para os projetos em que esteve envolvido, com sinceridade.
- Atenção para a pontualidade. Chegar com muita antecedência ou atrasado não são indicados em reuniões corporativas. O indicado é chegar alguns minutos antes. Se não conhece a cidade ou tem dúvidas sobre o melhor caminho, não tenha vergonha de informar o recrutador e pedir referências. Se perceber que está muito atrasado, o mais indicado é telefonar ou mandar uma mensagem informando o atraso e perguntar se a entrevista pode ser remarcada.
- Boa aparência, mas sem excessos. Em entrevistas de emprego é melhor não ousar e se vestir com neutralidade, mesmo se a empresa for pequena ou bem informal. Para os homens, barba e cabelo bem aparados e sem acessórios como óculos de sol ou boné. Já as mulheres, cuidado especial com roupas justas ou decotadas, que poderão atrapalhar.
- Postura é fundamental. De nada servirá um currículo impecável se você estiver mascando chiclete ou recendo chamadas no celular durante a entrevista. Para evitar esses problemas, é fundamental manter uma postura adequada e só falar ou sentar quando for indicado. Além disso, cuidado com o excesso de gesticulação ou o tom da voz, que poderão passar uma imagem de insegurança ou nervosismo. Procure adotar uma postura relaxada, sorrir quando oportuno e olhar o entrevistador nos olhos, para demonstrar segurança.
- Só responda o que te perguntarem. O mais importante é ser claro e objetivo, mas sem ser responder apenas ‘sim’ ou ‘não’. Não queria transformar o entrevistador em um amigo e contar detalhes da sua intimidade. Além disso, é muito comum que os recrutadores te perguntem sobre pretensão salarial, horário de trabalho, disponibilidade em viajar e até metas maiores como plano de carreira ou ‘qual seu maior defeito e qualidade’. É importante ter respostas para esse tipo de questionamento.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO