Intolerância ao glúten: como ela afeta sua vida?

O glúten é uma proteína presente no trigo, cevada, centeio e derivados. Pessoas que não conseguem processar essa proteína têm intolerância ao glúten ou doença celíaca — um problema relativamente comum que afeta cerca de um milhão de brasileiros.  Para essas pessoas, cortar o glúten da alimentação não é uma dieta da moda, mas uma condição necessária para manter a saúde.

No post de hoje reunimos algumas informações sobre a doença celíaca e a intolerância ao glúten — e como essas condições afetam a rotina dos celíacos.

O que é a intolerância ao glúten?

Há uma diferença entre as pessoas com intolerância ao glúten e aquelas que desenvolvem a doença celíaca. As primeiras não processam bem essa proteína e têm sintomas desagradáveis ao ingeri-la, como dor e inchaço abdominal.

Já as pessoas com doença celíaca, têm uma alergia autoimune ao glúten, o que provoca inflamações no intestino e pode ter consequências graves para a saúde.

Como a doença se desenvolve?

Pessoas com intolerância ao glúten nascem com uma predisposição genética para o desenvolvimento da doença, que pode se manifestar em qualquer fase da vida — da infância à terceira idade.

Quais são os sintomas da intolerância ao glúten?

Os sintomas da intolerância ao glúten podem ser de leves a severos. Confira alguns dos mais comuns:

- excesso de gases;

- dores e distensão abdominal;

- enxaqueca;

- diarreia ou prisão de ventre.

Nos casos mais graves, a pessoa desenvolve a doença celíaca e pode ter dores abdominais e diarreias mais intensas. Além disso, é comum apresentar anemia, por dificuldade de absorver os nutrientes, e perda de peso.

Quando não tratada, a doença celíaca pode levar ao câncer de intestino e estômago.

Como a intolerância ao glúten afeta a vida dos celíacos?

Cortar o glúten da dieta é o único tratamento para quem tem intolerância a ele. Isso afeta bastante a rotina, mas pode ser contornado com medidas simples. Veja abaixo.

Buscar outras fontes de carboidratos

O glúten está presente em grande parte dos alimentos que compõem a base da pirâmide alimentar — os carboidratos. Pães, bolos, macarrão, biscoitos, tortas e toda a variedade de produtos feitos com farinha de trigo devem ser eliminados da dieta. Lembrando que a farinha de trigo integral também contém glúten.

A solução é substituir esses carboidratos por outros que são livres dessa proteína: arroz, batata, mandioca, milho e produtos feitos com amido de milho.

Atenção às embalagens

Grande parte dos alimentos industrializados contém glúten. Por isso, é imprescindível ler com atenção as embalagens antes de consumir qualquer produto.

Felizmente, a legislação brasileira obriga os fabricantes a especificarem quando um produto contém ou não glúten, facilitando a identificação daqueles que devem ficar fora da cesta de compras.

Compra de produtos específicos para celíacos

Atualmente, o mercado disponibiliza uma boa variedade de produtos sem glúten. O problema é que esses produtos são bem mais caros que os da linha regular, por exigirem cuidados extras com a segurança alimentar na produção, armazenamento e transporte desses alimentos.

Cuidados com contaminação cruzada

Não basta produzir um biscoito, por exemplo, sem farinha de trigo. O local em que o alimento foi processado deve ser totalmente livre de contaminação por glúten Ou seja, no local não pode ter sido feito nenhum outro produto que contém glúten em sua fórmula.

Mesmo pequenos traços de glúten são suficientes para desencadear uma intoxicação em uma pessoa com intolerância severa. Dessa forma, até as receitas caseiras precisam de uma atenção especial com os utensílios e ingredientes.

Cuidados extras com a alimentação fora de casa

Almoçar em um restaurante ou lanchonete pode ser um grande risco para quem tem intolerância ao glúten, pois não é possível saber se para engrossar um molho de tomates, por exemplo, o cozinheiro usou farinha de trigo.

Se não foi possível levar o lanche de casa, o melhor é optar pelas opções in natura, como os vegetais cozidos, as carnes e saladas de folhas. Evite os molhos e condimentos.

A intolerância ao glúten é difícil de ser diagnosticada, pois os sintomas são comuns a outras doenças que atingem o sistema digestivo.

Fonte: Dr. Consulta

Foto: Imagens do Google

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>