Terceira idade: sugestões para aproveitar o seu tempo livre!

Terceira idade é a fase da vida onde não há pressas nem correrias, há tempo para tudo. Aliás esta associação direta com o tempo é feita logo no nome porque é conhecida a idade da reforma – a idade dourada – pois existe muito tempo disponível para fazer tudo aquilo com que sempre sonhou. Sendo verdade, nem sempre é fácil saber como ocupar o tempo livre. Atualmente, as pessoas mais idosas têm mais ferramentas para cuidar de si e do seu bem-estar, têm mais vida e saúde para viver durante mais anos com qualidade, mas nem sempre sabem como dinamizar esse tempo livre. Habituadas a passar o tempo a trabalhar nem sempre a adaptação ocorre de forma natural e na hora H faltam idéias. Há inúmeras opções para ocupar o seu tempo livre e nós deixamos-lhe aqui três sugestões criativas e fáceis de executar. Viva a sua reforma de forma ativa, faça o que lhe apetece e aproveite ao máximo a vida!

1. Crie Algo Novo

Os idosos podem dedicar o seu tempo à criação de algo novo que esteja relacionado com as artes plásticas como o desenho, a pintura e a escultura ou as artes cênicas, como a dança e o teatro. Estas atividades são divertidas e podem potenciar um rendimento extra para investir noutras áreas e/ou projetos.

Este é um momento para apostar em si e ao criar algo de novo poderá descobrir algum talento que nem sequer tinha consciência que tinha.

2. Restaure Algo Antigo

A restauração pode tornar-se um passatempo muito divertido e entusiasmante, especialmente para as pessoas que são boas em trabalhos manuais. Existem vários exemplos bem-sucedidos de objetos antigos que foram maravilhosamente remodelados por pessoas idosas e até projetos mais audaciosos como o restauro de carros, barcos, motas e até casas. Se não pretende restaurar um projeto de grande envergadura, pode restaurar a cerca da casa ou até mesmo o jardim. Isso é consigo! Trata-se de uma ótima maneira de ocupar o seu tempo livre e de se manter ativo e produtivo.

3. Faça Ginástica e Bastantes Alongamentos

O exercício físico é um complemento indispensável para a vida de um idoso, pois melhora a sua flexibilidade e aumenta o nível de resistência dos músculos ao desgaste e à fadiga do dia-a-dia. Dessa forma, os músculos do corpo precisam de ser constantemente alongados para impedir a rigidez que surge com a idade. Nos últimos anos, o ioga é uma das atividades que mais tem crescido e é, atualmente, uma das mais apreciadas pela comunidade sênior. Os seus treinos combinam exercícios físicos de alongamento com a meditação, o que melhora o fluxo sanguíneo entre o cérebro e o coração e acalma o corpo e a mente.

Tem aqui três sugestões interessantes para rentabilizar o seu tempo livre de forma benéfica para si mas há inúmeras outras maneiras de o fazer. Não se sinta inútil nem pense que tem tempo a mais. Trabalhou a vida inteira, este momento é para si. Aposte em ter qualidade de vida, faça o que lhe apetece e procure novas formas de se reinventar e evoluir. Aproveite a vida ao máximo e seja feliz!

Fonte: Repleto de Vida

Foto: Imagens do Google

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>