7 tipos de chás e seus benefícios para a saúde

Os benefícios do chá são mundialmente conhecidos por aqueles que buscam mais saúde e equilíbrio no dia a dia. No oriente, seu consumo é muito grande, pois eles fazem parte de muitos rituais. Isso porque são um tipo de alimento considerado ligados ao sucesso, a sabedoria e, é claro, ao bem-estar.

Contudo, nem todos os benefícios do chá têm efeito igual, você sabia? Cada tipo de erva exerce um efeito e favorece algo em nosso organismo. Separamos alguns dos tipos que mais fazem bem à saúde. Confira abaixo e inspire-se a colocar essas iguarias no seu dia a dia:

Chá preto

Esse é o tipo de chá mais consumido no mundo, representando cerca de 75% de todo o consumo. Ele é extraído das folhas da Camellia sinensis. Para quem tem colesterol alto, é uma boa pedida, além de também conter propriedades antioxidantes no organismo.

O chá preto geralmente tem mais sabor e cafeína do que os outros, pois ele mantém o seu sabor durante vários anos, ele  tem sido um artigo de comércio e ainda serviu como uma forma de moeda em partes da Ásia no século 19.

Rico em antioxidantes, tais como os flavonoides que auxiliam no impedimento da oxidação do colesterol LDL (considerado pelos especialistas como o colesterol ruim), o chá preto colabora com a prevenção de danos na corrente sanguínea e na parede das artérias, diminuindo o risco de doenças cardíacas. Os flavonoides mostraram-se capazes de melhorar a vasodilatação coronária e na redução da formação de coágulos.

Outro elemento a favor do coração é o manganês encontrado no chá preto, ele ajuda a reduzir o risco de doença cardíaca coronária, colaborando a função do músculo cardíaco.

Chá verde

De uns anos para cá o chá verde vem ganhando espaço na vida dos brasileiros. Muito consumido no oriente, esse tipo de chá possui propriedades antioxidantes. Ele também tem ação antibacteriana, ajudando a prevenir cáries e infecções. Além disso tudo, ele ajuda na aceleração do metabolismo, auxiliando o emagrecimento mais rápido e sem prejudicar a saúde.

O chá verde é rico em catequina, epicatequina, epicatequina galato (ECG), epigalocatequina galato (EGCG), pro-antocianidinas. Esse componentes são conhecidos popularmente como flavonoides e também são anti-oxidantes.

Os anti-oxidantes inibem o crescimento das células do câncer e as protegem deixando-as saudáveis e protegidas. Eles colaboram com o sistema imunológico e combatem os micro-organismos no corpo.

No auxílio contra o anti-envelhecimento o chá verde age como uma barreira que impedindo que os raios ultra violetas danifiquem a pele. Ele possui uma capacidade de absorção dos radicais de oxigênio elevado combatendo os radicais livres. Ainda tem os anti-oxidantes polifenóis colaboram com o brilho e combatem também os radicais livres.

Chá de camomila

Todos conhecemos alguém que receitou um chá de camomila para os momentos de raiva, estresse ou nervosismo. Além do efeito calmante, ele é digestivo, sendo uma ótima opção para quem tem problemas no estômago e no intestino. Ele também contribui para a cura de inflamações e para a saúde da pele, deixando-a mais bonita.

Chá de Oolong

Se você está tentando emagrecer, o chá de oolong pode ser um ótimo auxiliar. Suas folhas são parecidas com as do chá preto. Porém o seu sabor é menos amargo e em menor quantidade de cafeína. Seu principal benefício é dissolver a triglicérides, um tipo de gordura no organismo – por isso ele contribui para uma maior perda do peso.

Chá branco

Assim como o chá verde, o branco vem ganhando fama entre os brasileiros. Seu sabor é suave, perfeito para quem não gosta de consumir coisas amargas. Seus benefícios são muitos. Ele age no sistema cardiovascular, diminuindo o risco de doenças do coração, combate a vários tipos de cânceres e auxilia no combate à diabetes. Não bastando tudo isso, ele ainda ajuda a reduzir o colesterol LDL, também conhecido como “colesterol ruim”. Pode ser consumido diariamente e não possui restrições, já que a sua concentração de cafeína é muito baixa.

Chá vermelho

Muito conhecido e apreciado na China, o chá vermelho possui um sabor bem diferente dos outros citados neste texto. O processamento das folhas faz com que o gosto lembre algo vindo de rochas. Ele é ótimo para ajudar na digestão e auxilia o fígado a se manter saudável. O chá vermelho também ajuda a controlar o colesterol.

Chá de erva-doce

Também muito conhecido no Brasil, o chá de erva-doce contribui para a saúde da mulher. Ele promove o alívio de gases, ajudando a digestão; contribui com o sistema circulatório e ainda tem influência positiva nos pulmões por ajudar na fluência de mucos. Ele também ajuda a prevenir cânceres de mama e ovários.

Fonte: Saudável e Feliz

Foto: Pixabay

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>