Dia Mundial de Combate ao Câncer – 8 de Abril
Hábitos que ajudam a prevenir o câncer
O Dia Mundial de Combate ao Câncer – lembrado em 8 de abril – foi criado pela União Internacional de Controle do Câncer (UICC) para marcar o combate à doença, que a cada ano atinge milhares de pessoas. No Brasil, apenas em 2016, foram estimados mais de 590 mil novos casos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) – números que demonstram a importância de divulgar hábitos e mudanças de estilo de vida que ajudam na prevenção da doença, tais como adotar uma dieta saudável e praticar exercícios físicos regularmente.
De acordo com o Ministério da Saúde, frutas, legumes, verduras e cereais integrais , por exemplo, são alimentos que ajudam na prevenção do câncer, quando incluídos em uma dieta variada e equilibrada. Assim como a prática de exercícios físicos, seja fazendo caminhadas ou aulas de dança, trocando o elevador pelas escadas ou mesmo cuidando da casa ou do jardim. Esses dois hábitos também contribuem para evitar um fator de risco importante para o câncer: a obesidade.
Parar de fumar (ou nem começar) é outro fator primordial na prevenção do câncer parar de fumar. O fumo libera mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas no organismo e isso faz com esse hábito seja um fator de risco para o câncer na cavidade oral, laringe, faringe, esôfago e mama. Você também deve evitar a ingestão de bebidas alcoólicas – o consumo dessas substâncias, em qualquer quantidade, aumenta o risco de desenvolver câncer. Se você misturar bebidas com cigarro, as chances de o câncer aparecer são maiores ainda.
Dicas para prevenir o câncer:
Evite fumar
O fumo pode causar vários tipos de câncer, como o câncer de pulmão, bexiga e leucemia. O caminho para diminuir a chance de se desenvolver um câncer é parando de fumar. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde, nesse século, cerca de 1 bilhão de pessoas vão morrer por causa do tabaco.
Previna-se nas relações sexuais
A prevenção nas relações sexuais é imprescindível, pelo fato de proteger das doenças sexualmente transmissíveis, como o HIV, e o sexo sem proteção poder deixar o homem vulnerável ao HPV, que é um vírus do qual se origina o câncer de pênis e o câncer anal.
Cuidados com a Próstata
Os exames de próstata também são fundamentais para se prevenir do câncer que mais atinge o homem. O toque retal, que é um dos caminhos para se identificar a doença, é feito em menos de dez segundos, e é totalmente indolor.
A prática de exercícios
As atividades físicas de forma regular podem contribuir com a diminuição do risco do câncer. Atividades realizadas em casa mesmo já ajudam, contanto que sejam feitas regularmente. Atletas de fim de semana são tão propensos a desenvolver doenças quanto pessoas sedentárias.
Uma dieta balanceada
Os benefícios de uma dieta balanceada são incontáveis, inclusive para ajudar a diminuir o risco de câncer. Alguns estudos mostram que alimentação à base de gordura pode ser fator de risco para câncer. Por isso, opte por frutas, legumes e hortaliças.
Use sempre o protetor solar
O uso do protetor solar é muito importante para combater principalmente o câncer de pele, que é diagnosticado em mais de um milhão de casos por ano. Use não apenas ao ir à praia, mas diariamente.
Faça autoexame dos testículos
O câncer de testículo pode atingir os homens desde a adolescência. Mas você mesmo pode realizar um autoexame, tocando para ver se percebe algo diferente, isso ajuda a detectar o câncer em estágio inicial.
Tenha conhecimento do histórico familiar
Um dos fatores mais importantes para se saber a chance de ter um câncer é o histórico familiar. Alguns tipos de câncer são hereditários, e através desse procedimento será possível identificar.
Para elas, valem alguns cuidados a mais na prevenção de cânceres ginecológicos:
Câncer de colo de útero
Vacinação de meninas de 9 a 13 anos contra o HPV e a realização periódica do exame Papanicolau são as estratégias indicadas.
Câncer de ovário
Exemplos de práticas que podem ser usadas, desde que com orientação e indicação médica, são o uso de anticoncepcionais orais e as cirurgias ginecológicas (laqueadura tubária e histerectomia).
Câncer de mama
Não pode ser prevenido, mas é possível diagnosticá-lo precocemente. Para isso, é recomendável que a mulher se consulte regularmente com seu ginecologista e esteja atenta a qualquer alteração nas mamas. Além disso, mulheres acima dos 40 anos devem realizar a mamografia periodicamente. Para as mais jovens, o ginecologista pode utilizar de outros exames para avaliar a saúde das mamas.
Foto: Imagens Google
DEIXE O SEU COMENTÁRIO